Hora certa:
 

  • Addera mar-20

Acontece

O Museu do Marcapasso do DECA está de casa nova

O maior acervo sobre estimulação cardíaca artificial do mundo - com mais de 500 peças – ficará hospedado, a partir de agora, no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia (IDPC). A inauguração da sede fixa do Museu do Marcapasso do DECA - Departamento de Estimulação Cardíaca Artificial da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV) aconteceu em 27 de novembro, ao lado do Auditório Décio Silvestre Kormann.

E não é por acaso que a casa própria do Museu seja no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. “A principal ajuda para reunir as peças foi do Departamento de Estimulação Cardíaca Artificial do Dante, do acervo de Décio Kormann, e de colegas de várias regiões do Brasil, que enviaram marcapassos e outros equipamentos”, ressalta Celso Salgado de Melo, cardiologista do DECA e idealizador e curador do museu.

O Museu reúne geradores de marcapassos antigos, cabos-eletrodos, cartazes, fitas cassete, fitas de vídeo, fotografias, programadores antigos, livros, folders, filmes V8 e peças originais fabricadas artesanalmente na antiga oficina do Instituto de Cardiologia do Estado de São Paulo. “No final de 1974, comecei a colecionar geradores de marcapasso com desgastes, que eram substituídos du­rante as cirurgias de pacientes em Uberaba. Em um ano, já tinha conseguido um grande número de peças”, lembra o criador do museu.

“O convite da diretora do IDPC, Amanda Guerra de Moraes Rego Souza, coroou os esforços do Celso Salgado de Melo e de todas as diretorias recentes do Departamento que vinham incansavelmente procurando um local adequado para o nosso brilhante museu. Isso é mais uma prova de que, quando lutamos as brigas justas, os resultados positivos podem demorar, mas sempre aparecem”, comemorou o presidente do DECA, Cláudio Fuganti.

O acervo também tem peças internacionais. “Nesses anos de história, mantivemos muitos inter­câmbios, principalmente com Seymour Furman, respon­sável pelo museu da Heart Rhythm Society, presente em vários congres­sos americanos. Muitas peças repetidas foram trocados com eles. Enviamos também várias peças para o museu da Bakken Society and Library, de Minneapolis (EUA)”, lembra Celso Salgado de Melo.

Artigos

ver tudo

Banner SBH

Banner Snifbrasil

Banner DPM


SnifDoctor é uma publicação

(11) 5533-5900 – dpm@dpm.srv.br
O conteúdo dos artigos assinados no site e no boletim SnifDoctor é de responsabilidade de cada um dos colaboradores. As opiniões neles impressas não refletem, necessariamente, a posição desta Editora.
Não é permitida a reprodução de textos, total ou parcial sem a expressa autorização da DPM.
Informações adicionais poderão ser solicitadas pelo e-mail editor@snifdoctor.com.br. Qualquer problema, ou dificuldade de navegação poderá ser atendido pelo serviço de suporte SnifDoctor, pelo e-mail dpm@dpm.srv.br

Seu IP: 18.206.187.81 | CCBot/2.0 (https://commoncrawl.org/faq/)