Hora certa:
 

  • Jornal SBC

Acontece

Jovens cientistas expõem seus projetos e inventos no Museu Catavento

Programe-se para vir conferir os 113 projetos das áreas de engenharia, ciências exatas, da terra, humanas, sociais aplicadas, biológicas, da saúde e agrárias selecionados entre os 260 inscritos na quarta edição da Mostra Paulista de Ciências e Engenharia – MOP.   Dentre os trabalhos de estudantes de 8ª e 9ª séries do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Técnico do Estado de São Paulo que estarão no Catavento Cultural e Educacional, museu de ciência e tecnologia da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, destacam-se:

Tecido ósseo para remodelação, reconstituição e transplante de ossos desenvolvido à base de colágeno gelificado sustentável (extraído de resíduos sólidos da indústria coureira) e hidroxiapatita sustentável (extraída de resíduos sólidos da indústria pesqueira), por alunos da Etec Prof. Carmelino Corrêa Júnior (agrícola), de Franca.

Micro-óleo anticorrosivo a partir do óleo de mamona, que tem as mesmas funções do óleo retirado da nafta do petróleo, com a vantagem de não ser tóxico e não causar dano à saúde humana e ambiental. Trabalho de alunos da ETC de Ribeirão Pires.

Óculos para deficientes visuais, com um sensor ultrassônico e um motor vibracal em cada lateral, desenvolvidos por alunos do Colégio Vital Brazil, de São Paulo, Capital.

Viabilidade ambiental do núcleo de cupinzeiros: a utilização como adubo na agricultura de pequena escala, uma forma de reverter, naturalmente, a degradação ambiental, formulada por alunos da E.E. Professor Ernesto Quissak, de Guaratinguetá.

Artemis e Ares - robôs multitarefas (sumô e resgate de alto risco), robôs de competição, de baixo custo, criados por alunos da E.E. Mário Pereira Pinto, de Campo Limpo Paulista.

Ensino do método Braille utilizando tecnologia de dispositivos móveis, uma solução simples e de baixo custo para a alfabetização no sistema Braille, apresentado por alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, de Bragança Paulista.

Prevenção do câncer: dispositivo purificador de gases tóxicos em postos de abastecimento, que, acoplado ao bico de abastecimento da bomba de gasolina, retém, por meio do carvão ativado, os compostos tóxicos presentes no combustível em questão. Desenvolvido por alunos Colégio Técnico de Lorena.

Os projetos serão avaliados por uma comissão julgadora, e os seis com maior destaque terão vaga garantida na FREBRACE – Feira Brasileira de Ciências e Engenharia. Dez estudantes serão selecionados para receber bolsas de Iniciação Científica Jr. concedidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A MOP é promovida pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, por meio do Laboratório de Sistemas Integráveis, e foi realizada pela primeira vez em 2011. O evento tem o objetivo de estimular o desenvolvimento de projetos de ciências e engenharia de estudantes com 14 a 20 anos, matriculados em escolas públicas e particulares do estado de São Paulo.

A MOP 2014 é organizada pelo Catavento Cultural e Educacional e o Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológicos – LSI-TEC, com o apoio institucional dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação (MEC), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e das Secretarias da Cultura e Educação do Estado de São Paulo.
 
Quando: terça a domingo, das 9h às 17h (bilheteria fecha às 16h).
Quanto: R$ 6 e meia-entrada para estudantes, idosos e portadores de deficiência. Gratuito aos sábados

 

SnifDoctor é uma publicação

(11) 5533-5900 – dpm@dpm.srv.br
O conteúdo dos artigos assinados no site e no boletim SnifDoctor é de responsabilidade de cada um dos colaboradores. As opiniões neles impressas não refletem, necessariamente, a posição desta Editora.
Não é permitida a reprodução de textos, total ou parcial sem a expressa autorização da DPM.
Informações adicionais poderão ser solicitadas pelo e-mail editor@snifdoctor.com.br. Qualquer problema, ou dificuldade de navegação poderá ser atendido pelo serviço de suporte SnifDoctor, pelo e-mail dpm@dpm.srv.br

Seu IP: 3.83.32.171 | CCBot/2.0 (https://commoncrawl.org/faq/)