Hora certa:
 

Artigos

IOS, um sistema operacional que propicia da leitura de revistas, jornais e livros

Nelson Coelho


Destacamos nos dois primeiros artigos, a leitura de periódicos em tablets de forma genérica, incluindo a utilização de tablet com Android ou com o sistema proprietário da Apple, o IOS. Neste artigo, destacaremos o sistema da Apple, o IOS e o iBooks. O iBooks é um aplicativo proprietário da Apple e pode ser baixado gratuitamente pelo iTunes para os iPads, iPods e iPhones e ser sincronizado pelo iTunes,  tanto nos Macs quanto no Windows.
Um parênteses deve ser aberto antes de entrarmos propriamente no sistema. A Apple incentiva escritores e treinadores a utilizarem seu aplicativo de leitura, tanto que desenvolveu o iBooksAuthor, programa para Mac que permite a criação de livros e manuais para publicação e leitura nos aparelhos com IOS. O programa é gratuito.
 
Vamos tratar do aplicativo iBooks, que é muito simples de se utilizar e pode ser aproveitado de maneira bastante intuitiva. Após abrir o iBooks encontram-se na aba superior cinco ícones. O primeiro remete à loja da Apple para compra de livros. O segundo mostra sua coleção. Neste ícone ‘coleções’, o leitor encontra as opções “Livros”, “Livros Comprados” e “PDF’s”. Existe ainda a opção de criar uma tag para sua coleção de livros e/ou revistas.
 
Para ler é só tocar na publicação que ela preenche a tela. Deslizando o dedo pela tela ocorre a mudança de página. Dica: para incluir uma revista ou jornal digital,que foi publicado em pdf, no iBooks, faça o download pelo navegador de internet no próprio aparelho (iPad, iPod ou iPhone), após toque na parte superior do navegador em que fez o download que aparecerá as opções “abrir no iBooks” e “abrir com...”. Clique em “Abrir no iBooks” e terá a publicação armazenada no aparelho. A leitura e navegação é totalmente intuitiva, como nos leitores de pdf abordados anteriormente.
 
Para guardar suas revistas, faça back-up no iTunes sincronizando o gadget. Após a leitura, as publicações podem ser armazenadas no computador e deletadas do aparelho pelo próprio iTunes. Na aba “livros”, marque a opção sincronizar livros selecionados, desmarcando as edições que você quer manter somente no computador para leitura posterior.
 
 
Nelson Coelho é Publisher da Revista UPpharma.

SnifDoctor é uma publicação

(11) 5533-5900 – dpm@dpm.srv.br
O conteúdo dos artigos assinados no site e no boletim SnifDoctor é de responsabilidade de cada um dos colaboradores. As opiniões neles impressas não refletem, necessariamente, a posição desta Editora.
Não é permitida a reprodução de textos, total ou parcial sem a expressa autorização da DPM.
Informações adicionais poderão ser solicitadas pelo e-mail editor@snifdoctor.com.br. Qualquer problema, ou dificuldade de navegação poderá ser atendido pelo serviço de suporte SnifDoctor, pelo e-mail dpm@dpm.srv.br

Seu IP: 18.206.177.17 | CCBot/2.0 (https://commoncrawl.org/faq/)