Hora certa:
 

  • Catalelent set 17 cortesia
  • Phorte editora

Artigos

A pancreatite crônica continua sendo uma doença grave com grandes desafios a serem superados

Por José Celso Ardengh, presidente da Sociedade de Gastroenterologia de São Paulo

O pâncreas ao ser submetido constantemente a inflamação torna-se fibrótico, o que pode levar a uma variedade grande de complicações, devido à perda de função ou ao comprometimento da anatomia vascular e/ou luminar adjacente. Normalmente quando isso ocorre, o pâncreas é acometido por uma pancreatite crônica.Ela pode ser clinicamente dividida em: a) pancreatite obstrutiva calcificante, cuja principal etiologia é o alcoolismo; b) pancreatite obstrutiva que é mais rara por obstrução do ducto pancreático principal (tumor na cabeça do pâncreas) e c) pancreatite inflamatória crônica onde existem fatores que influenciam uma agressão crônica sobre a glândula pancreática (mucoviscidose). Existem várias complicações potenciais dessa doença que exigem vigilância ativa pelos médicos dedicados a esses pacientes, incluindo a diabetes, insuficiência pancreática exócrina, doença óssea metabólica e o câncer pancreático.

Quais os desafios hoje a serem superados? O primeiro é desenvolver e validar um teste preciso e facilmente repetitivo para avaliar a insuficiência pancreática exócrina, pois até o momento isso não pode ser feito com facilidade. Além disso, compreender a evolução do diabetes tipo 3c decorrente da pancreatite crônica, pois sabe-se que o tratamento desse tipo de diabetes ocorre em fases tardias da doença e é um pouco diferente ou até mesmo porque não dizer mais rigoroso se comparado aos outros tipos de diabetes! Vários estudos, têm sido realizados na tentativa de melhorar a previsão dos doentes com pancreatite crônica que podem ou não desenvolver diabetes grave.

Outros estudos por sua vez têm se mostrado importantes para avaliar e prever principalmente em mulheres o desenvolvimento de doenças ósseas metabólicas, que comprometem a qualidade de vida desses doentes. O câncer de pâncreas associado a pancreatite crônica ainda é um enorme desafio ao clinico em relação a sua identificação e tratamento que devem ocorrer de forma correta e no momento adequado.

Referência: Ramsey, ML, Conwell, DL, Hart, PL. Complications of Chronic Pancreatitis. Dig. Dis. Sci. March 2017. DOI 10.1007/s10620-017-4518-x

Artigos

ver tudo

Banner SBH

Banner Snifbrasil

Banner DPM


SnifDoctor é uma publicação

(11) 5533-5900 – dpm@dpm.srv.br
O conteúdo dos artigos assinados no site e no boletim SnifDoctor é de responsabilidade de cada um dos colaboradores. As opiniões neles impressas não refletem, necessariamente, a posição desta Editora.
Não é permitida a reprodução de textos, total ou parcial sem a expressa autorização da DPM.
Informações adicionais poderão ser solicitadas pelo e-mail editor@snifdoctor.com.br. Qualquer problema, ou dificuldade de navegação poderá ser atendido pelo serviço de suporte SnifDoctor, pelo e-mail dpm@dpm.srv.br

Seu IP: 54.159.113.182 | CCBot/2.0 (http://commoncrawl.org/faq/)