Hora certa:
 

  • Jornal SBC

Artigos

Recarregar as energias para o segundo semestre

José Moromizato
O primeiro semestre de 2009 já terminou e para começar a segunda etapa do ano, nada melhor do que renovar as energias, cuidar do visual e assim se fortalecer para uma nova empreitada esbanjando energia positiva. Uma vida regada a bom-humor apresenta uma melhora significativa na capacidade imunológica, segundo estudo recente realizado na Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos.
O corpo reflete o que as pessoas pensam e sentem. Manter-se de bem com a vida, tranquilo e calmo são formas descontraídas de prevenir gripes e resfriados, por exemplo. Além disso, auxilia em boa parte dos tratamentos. Mas quem apresentar um quadro de tristeza constante, pode alterar os neurotransmissores reduzindo a produção de células que defendem o organismo.
Para que o corpo fique imune ao estresse e demais problemas que atormentam o ser humano, desenvolvi uma técnica de relaxamento aliada à oxigenação que aumenta os níveis de histamina, concentração, performance intelectual, coordenação física e estabilidade emocional. A técnica age como um facilitador da homeostase corporal (equilíbrio das funções vitais do corpo humano), promovendo descanso muscular e dilatação dos vasos sangüíneos.
O sangue é o principal mensageiro do organismo porque carrega milhares de compostos químicos, essenciais à alimentação celular, além dos seus compostos básicos, que são os glóbulos vermelhos, brancos e as plaquetas. Dessa forma, um corpo tenso possui uma circulação sanguínea prejudicada, devido ao fechamento dos vasos.
Quando o indivíduo tem a prática diária de relaxar, seus vasos sanguíneos estão propensos a maior elasticidade e o sangue tende a circular com maior facilidade pelo corpo, chegando, inclusive, às extremidades com mais eficiência.

Hábitos que proporcionam bem-estar

Além do relaxamento é preciso gerenciar a saúde levando em consideração alguns itens fundamentais como alimentação, exercícios físicos, sono reparador com qualidade para que a administração do estresse seja feita da melhor fora possível. Confira alguns itens:

1. Ter um sono com qualidade. Com a tecnologia, o homem tem ficado mais tempo acordado e não consegue relaxar como deveria. Além disso, é preciso fazer algumas pausas durante o dia para relaxar.
2. Cuide do seu visual. Não há nada melhor do que sentir-se bem com o visual. Por isso, faça hidratações nos fios do cabelo e procure estar sempre com as unhas bem feitas. Cuidado ao se vestir: procure estar sempre confortável e com roupas básicas. Seguindo essa regrinha simples, não tem o que errar.
3. Fazer pequenas pausas durante o dia. Muitas pessoas, principalmente aquelas que trabalham em escritórios, têm vergonha de descansar ou parar para relaxar dez minutos. Pode parecer pouco tempo, mas para o organismo pode fazer uma grande diferença ao final do dia. Além disso, ajuda no melhor rendimento das atividades diárias.
4. Alimentar-se bem. Procurar manter uma dieta baseada em fibras e nutrientes. Mas, vale lembrar de que nada adianta cuidar da boa-forma se não manter-se relaxado e tranqüilo. A falta de equilíbrio emocional pode prejudicar todo o organismo.
5. Não se preocupar. Agir honestamente com o coração na frente já ajuda muito e nos deixa no caminho certo. Em conseqüência disso, o organismo permanece em total equilíbrio.
6. Alimentação balanceada: O aconselhável é ingerir proteínas (animal e vegetal) na porção de 20% da refeição e nunca mais que 20% de gordura (de preferência de origem vegetal, instaurada) e 60% a 70% de carboidratos (mais polissacarídeos, como o amido, e menos doces), não esquecendo das vitaminas, sais minerais e fibras. Comer mais frutas, inclusive na hora do trabalho, aumenta a concentração, disposição e não empanturra o que geralmente acontece com que opta por fast foods, salgadinhos e doces.
7. Exercícios físicos As exigências da vida profissional sempre demandam mais tempo e dedicação. Entretanto, isso não é desculpa para levar uma vida sedentária. Deixar o carro em casa e caminhar, optar por subir alguns degraus de escada ao invés de pegar o elevador. Além disso, há a academias que hoje possuem inúmeros programas de exercícios para todos os bolsos e preferências. Alongar o corpo também durante o horário de trabalho é excelente porque relaxa os músculos e evitam problemas de postura e articulações.

José Moromizato é médico, incentivador da medicina do bem- estar no País. Atua também como palestrante.
E-mail: drjosem@terra.com.br
 
 

SnifDoctor é uma publicação

(11) 5533-5900 – dpm@dpm.srv.br
O conteúdo dos artigos assinados no site e no boletim SnifDoctor é de responsabilidade de cada um dos colaboradores. As opiniões neles impressas não refletem, necessariamente, a posição desta Editora.
Não é permitida a reprodução de textos, total ou parcial sem a expressa autorização da DPM.
Informações adicionais poderão ser solicitadas pelo e-mail editor@snifdoctor.com.br. Qualquer problema, ou dificuldade de navegação poderá ser atendido pelo serviço de suporte SnifDoctor, pelo e-mail dpm@dpm.srv.br

Seu IP: 18.232.55.175 | CCBot/2.0 (https://commoncrawl.org/faq/)