Hora certa:
 

Artigos

18 de outubro: Dia do Médico

Dr. Antonio Luís Cesarino de Moraes Navarro

O dia 18 de outubro é considerado o dia do médico, em muitos países. Este dia é consagrado a Lucas, o "amado médico", segundo o apóstolo Paulo. Lucas além de ser pintor, músico e historiador, teria estudado medicina em Antioquia; era um dos mais intelectuais discípulos de Cristo. E a tradição de ter Lucas como o patrono dos médicos se iniciou por volta do século XV.
O profissional da área médica é um dos mais importantes em nossa sociedade. Sua função está ligada à manutenção e restauração da saúde. Este profissional utiliza seus conhecimentos, técnicas e abordagens que lhe permitem promover a saúde e o bem-estar físico, mental e social de todas as pessoas.
Mas, quem são estas pessoas abnegadas que estão sempre a postos, oferecendo sua mão amiga? Trabalhando com dedicação e responsabilidade? Eles são encontrados em nossos consultórios, nos centros cirúrgicos, e nos mais diversos setores do Hospital Amaral Carvalho. Como disse Epicteto: Deus escolhe seus servos ao nascerem, ou talvez antes mesmo do nascimento.
No Hospital Amaral Carvalho, temos o privilégio de contar com um grupo de profissionais que se destaca em suas especialidades, alguns até com renome internacional. Mais do que tratar das doenças, a tarefa inicial ao chegar à instituição é ajudar a população a enfrentar e solucionar os problemas que envolvem uma das mais difíceis especialidades, a oncológica.
As populações destas pequenas cidades, origem de grande parte de nossos pacientes, nunca se esquecerão destes médicos e do seu entusiasmo, sempre ajudando a todos. A vida pessoal destes seres vai aos poucos se misturando com sua profissão. No final, a cidade se torna parte de sua família.
Assim são os médicos: figuras que se doam e dedicam até suas horas vagas aos outros. Que estes exemplos de dedicação e amor renovem ainda mais o reconhecimento que deve ser dado à essas almas generosas.
Em 18 de outubro, um abraço apertado a todos os médicos. Eles merecem!
Dr. Antonio Luís Cesarino de Moraes Navarro é superintendente da Fundação Amaral Carvalho, bacharel em Direito e administrador hospitalar.         
 

SnifDoctor é uma publicação

(11) 5533-5900 – dpm@dpm.srv.br
O conteúdo dos artigos assinados no site e no boletim SnifDoctor é de responsabilidade de cada um dos colaboradores. As opiniões neles impressas não refletem, necessariamente, a posição desta Editora.
Não é permitida a reprodução de textos, total ou parcial sem a expressa autorização da DPM.
Informações adicionais poderão ser solicitadas pelo e-mail editor@snifdoctor.com.br. Qualquer problema, ou dificuldade de navegação poderá ser atendido pelo serviço de suporte SnifDoctor, pelo e-mail dpm@dpm.srv.br

Seu IP: 34.204.186.91 | CCBot/2.0 (https://commoncrawl.org/faq/)