Hora certa:
 

  • Addera mar-20

Atualidades

Doenças do sono são uma epidemia em todo o planeta

- 35% das pessoas não sentem que tiveram uma noite suficiente de sono, impactando tanto a saúde física quanto mental.
- Insônia afeta entre 30-45% da população adulta.
- A síndrome da apneia obstrutiva do sono (SAOS) afeta um terço da população adulta brasileira. Se não manejada apropriadamente, a SAOS pode ter um impacto significante na saúde e no bem estar. A insônia primária (insônia sem outras condições predisponentes), afeta 1-10% da população geral, aumentando para 25% nos idosos.
- A Síndrome das Pernas Inquietas é um transtorno comum, acometendo aproximadamente 6% da população,. Essa condição pode promover uma redução significativa da qualidade de vida.
- Pessoas com SAOS param de respirar repetidamente durante a noite. A SAOS é causada pela obstrução das vias aéreas superiores. O colapso da via aérea pode ser devido a fatores como o aumento da língua, excesso de tecido ou redução do tônus muscular que sustenta as vias aéreas.
- Cada parada na respiração pode durar de 10 segundos a mais de 1 minuto está associada à queda do oxigênio sanguíneo em cada evento. Os eventos podem ocorrer numa frequência de 5 a mais de 100 vezes por hora. Isso provoca uma grande sobrecarga do coração e pode levar a numerosos problemas sérios de saúde (Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, NIH, 2009).

Consequências Conhecidas

Um estudo americano estima que:

- O custo anual da insônia gira entre U$92.5 bilhões e U$106.5 bilhões.
- 71.000 pessoas são vítimas de acidentes relacionados aos transtornos do sono.
- 1.550 pessoas morrem em acidentes relacionados a transtornos do sono.
46% dos indivíduos com transtornos do sono frequentes relatam perda de dias de trabalho ou de eventos, ou cometem mais erros no trabalho. Bons dormidores apresentam taxas de 15%.

CAMPANHA 2014

Para 2014, no dia 14 de março, será promovido o slogan "Sono restaurador, boa respiração, corpo saudável". O DMS é organizado pelo Comitê do Dia Mundial do Sono da Associação Mundial de Medicina do Sono (World Association of Sleep Medicine ? WASM) e visa à redução das consequências dos problemas do sono na sociedade através da prevenção e manejo dos transtornos do sono. O Dia Mundial do Sono acontece na sexta-feira antes do equinócio de Março, portanto, a data muda a cada ano. As futuras datas dos próximos eventos serão: 20 de março de 2015 e 18 de março de 2016.

O DMS emitiu a seguinte declaração relacionada ao Dia Mundial do Sono:


DECLARAÇÕES DO DIA MUNDIAL DO SONO:

- Uma vez que a sonolência e insônia constituem uma epidemia global que ameaça a saúde e a qualidade de vida,
- Uma vez que muito pode ser feito para prevenir e tratar a sonolência e insônia,
- Uma vez que conscientização de profissionais de saúde e do público são os primeiros passos para a ação,
- Declaramos que os transtornos do sono são passíveis de prevenção e são condições médicas tratáveis em todos os países do mundo.


SONO RESTAURADOR, BOA RESPIRAÇÃO, CORPO SAUDÁVEL

O objetivo do slogan de 2014 é aumentar a conscientização de fatores modificáveis que podem melhorar a qualidade do sono e reduzir a ocorrência de fadiga e da sonolência diurna. Pessoas interessadas devem consultar os "10 Mandamentos para um Bom Sono" para adultos e crianças que foram disponibilizados no website do Dia Mundial do Sono. (www.worldsleepday.org)

SONO RESTAURADOR é um dos pilares da saúde. Três elementos da boa qualidade do sono são:

- Duração: o tempo de sono deve ser o suficiente para que a pessoa se sinta descansada e alerta no dia seguinte.
- Continuidade: os períodos de sono devem ser suaves e sem fragmentação.
- Profundidade: o sono deve ser profundo o suficiente para ser restaurador.


A falha na obtenção do sono de qualidade leva a redução da atenção, da concentração, da produtividade no trabalho e nas atividades acadêmicas, e ao aumento de acidentes automobilísticos.

BOA RESPIRAÇÂO durante o sono é um aspecto importante. Transtornos respiratórios do sono, como a síndrome da apneia obstrutiva do sono, podem levar a numerosos problemas de saúde, como hipertensão, doença cardíaca, acidente vascular cerebral e diabetes. Existem fatores modificáveis que podem prejudicar a respiração durante o sono. Pessoas obesas apresentam um acúmulo de gordura nas vias aéreas superiores que provoca um aumento da espessura desses tecidos, e que juntamente com uma língua com tamanho aumentado, pode promover a interrupção do fluxo aéreo. Um grande abdômen interfere na função respiratória do diafragma. A obesidade, uma condição que tem se tornado epidêmica em países em desenvolvimento, pode ser controlada, e desta forma, a ocorrência de apneia do sono pode ser prevenida.

Alguns medicamentos podem reduzir a atividade dos centros respiratórios e agravar a apneia do sono. Entre tais drogas estão os remédios "tarja preta", que são, ironicamente, usados para dormir. Codeína - presente em analgésicos, pode diminuir a força do esforço respiratório e piorar a apneia do sono.

CORPO SAUDÁVEL é a premissa que leva ao sono restaurador. Pessoas doentes não dormem bem. O alívio destas doenças e a prevenção de hábitos não saudáveis contribuem para o aumento da qualidade do sono.

MENSAGENS GERAIS

- O Dia Mundial do Sono é um evento anual para promover a conscientização sobre os transtornos do sono e das consequências para a sociedade. O Dia Mundial do Sono acontecerá no dia 14 de março de 2014.
- A maior parte dos transtornos do sono é passível de prevenção e tratamento, no entanto, menos de um terço das pessoas que apresentam esses problemas procuram ajuda profissional.
- Problemas do sono constituem uma epidemia global que ameaçam a saúde e qualidade de vida de cerca de 45% da população mundial.
- O melhor entendimento das condições do sono e maiores pesquisas na área ajudarão na redução da ocorrência de distúrbios do sono na sociedade.

DADOS RELEVANTES
- Pesquisas mostram que gastamos 1/3 das nossas vidas dormindo. O sono é uma necessidade básica do ser humano, tanto quanto comer e beber, e é crucial para a nossa saúde e bem-estar.
- O sono, assim como o exercício e a nutrição, é essencial para a regulação do metabolismo e para crescimento saudável na infância. Evidências demonstram uma associação entre a redução da duração do sono e a obesidade infantil.
- Respirar bem durante o sono é crítico para a manutenção do bem estar e da saúde. A interrupção da respiração durante o sono recebe o sono de apneia do sono, um distúrbio indesejado e comum, que afeta um terço da população.
- Apneia do sono causa sonolência excessiva e fadiga, e pode levar a condições como hipertensão, doença isquêmica cardíaca, acidente vascular cerebral e diabetes.
- Privação do sono e o sono de má qualidade são conhecidos por ter um impacto negativo em nossa saúde em curto e longo prazo. Os efeitos no dia seguinte incluem um impacto negativo na atenção, memória evocada e aprendizado. Efeitos a longo prazo tem sido estudados, e a baixa qualidade do sono (ou a privação do sono) tem sido associada a problemas de saúde, como obesidade, diabetes, deficiências do sistema imune e até mesmo com alguns tipos de câncer.
- Privação do sono está relacionada a muitas condições psíquicas, como a depressão, ansiedade e psicose.
- Sono de baixa qualidade e privação do sono nos deixam mais vulneráveis a acidentes. Pessoas que sofrem de insônia têm sete vezes mais chance de se envolverem em acidentes com vítimas do que bons dormidores.
- Boa qualidade do sono é crucial para uma boa saúde e qualidade de vida.

Importância da boa qualidade do sono e do sono restaurador
- Boa qualidade do sono e sono restaurador são essenciais para o bom estar no dia-a-dia. Estudos sugerem que a qualidade do sono, mais do que a quantidade de sono, tem um maior impacto na qualidade de vida e no desempenho durante o dia.
- O sono saudável em crianças melhorará o seu bem estar. A WASM criou os ?10 Mandamentos para um Bom Sono? para crianças, disponível no endereço www.worldsleepday.org.
- O sono com baixa qualidade tem um maior impacto na saúde, no bem estar e na satisfação do que a quantidade de sono que a pessoa dorme.
- A boa qualidade do sono é responsável pelo estado de alerta, melhorando o desempenho no dia seguinte e levando a uma melhor qualidade de vida.

Consequência dos Transtornos do Sono

- Transtornos do sono provocam impactos negativos nos indivíduos e na sociedade, criando um sério problema de saúde pública.
- A síndrome da apneia obstrutiva do sono impacta significantemente na saúde e no bem estar.
- Estudos têm demonstrado que pessoas com insônia sofrem mais sintomas de ansiedade e depressão do que as pessoas que não apresentam insônia.
- Insônia tem um impacto negativo em todos os aspectos da vida.
- Insônia pode afetar o desempenho no trabalho, promovendo uma redução na qualidade do trabalho. Se o distúrbio permanecer não tratado, pode reduzir as perspectivas de trabalho e, até, promover a perda do emprego.
- Direta ou indiretamente, os transtornos do sono tem um efeito negativo na vida familiar e nos relacionamentos, por afetar o humor e as habilidades para lidar com atividades diárias nas interações sociais.




Artigos

ver tudo

Banner SBH

Banner Snifbrasil

Banner DPM


SnifDoctor é uma publicação

(11) 5533-5900 – dpm@dpm.srv.br
O conteúdo dos artigos assinados no site e no boletim SnifDoctor é de responsabilidade de cada um dos colaboradores. As opiniões neles impressas não refletem, necessariamente, a posição desta Editora.
Não é permitida a reprodução de textos, total ou parcial sem a expressa autorização da DPM.
Informações adicionais poderão ser solicitadas pelo e-mail editor@snifdoctor.com.br. Qualquer problema, ou dificuldade de navegação poderá ser atendido pelo serviço de suporte SnifDoctor, pelo e-mail dpm@dpm.srv.br

Seu IP: 18.207.254.88 | CCBot/2.0 (https://commoncrawl.org/faq/)