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Medicina preventiva - Por que é muito melhor prevenir do que remediar?

Prevenir é melhor que remediar. Todo mundo conhece esse ditado mas pouca gente o coloca em prática. O mais comum é corresponder a um outro ditado que diz: Depois da casa arrombada é que se coloca a tranca.

Em todas as áreas da vida devemos dar muita atenção a prevenção e quando se trata da nossa saúde essa atenção e prevenção deve ser redobrada.Medicina preventiva é uma especialidade da medicina que tem como objetivo prevenir doenças ou lesões ao invés de curá-las ou tratar seus sintomas, visando melhorar a qualidade de vida de todos, esta especialidade médica tem ganhado maior evidência na saúde pública a partir da década de 1980 e cada dia tem se tornado mais popular entre os planos de saúde.

O trabalho realizado pelo profissional da medicina preventiva se reflete nas condições da saúde em geral do paciente, diminuindo gastos com medicamentos, aumentando a produtividade, diminuindo o absenteísmo e na melhora do convívio familiar.
"Passei toda a minha formação médica aprendendo a tratar doenças. Prevenção não era levada em conta na medicina ocidental, porém quando conheci a filosofia das medicinais orientais, devo dizer que mudei completamente meu ponto de vista. Bom médico é aquele que não deixava o seu paciente adoecer. Estranho pra quem vive em uma sociedade em que o papel da medicina é apenas tratar.Só depois de algum tempo comecei a entender que eu deveria tratar da pessoa que me procura, e não das doenças que ela desenvolveu", conta Dr Fábio Cardoso, especialista em medicina preventiva.

Segundo ele, cada vez mais nossos hábitos (alguns que nem prestamos atenção) desempenham papel importante para promover ou destruir a saúde. E como tudo que é perfeito é muito simples, seguem algumas dicas do Dr Fábio sobre a Medicina Ayurvédica (Índia).

1- Acorde ao nascer do sol, de preferência sem o despertador (deixe a luz entrar através da janela). Deste jeito ajudarás a sincronizar o teu relógio biológico com o ritmo da natureza (lembre, ninguém é uma ilha);

2- Faça exercícios físicos de manhã. Você ficará mais energizado para o resto do dia e, segundo a ayurveda, eliminarás o excesso de umidade do corpo, gerando um estado mais leve e alerta;

3- Programe-se para ter o tempo necessário para realizar tuas atividades diárias sem ficar ansioso ou ter pressa;

4- Adote uma dieta com alimentos frescos, de preferência orgânicos e integrais, naturais da tua região e da estação. Tudo que é forçado, mesmo vindo da natureza, é menos saudável. Consuma cereais integrais, frutas frescas, óleos de boa qualidade (oliva, coco, gengibre, ghee) e sementes;

5- Alimente-se sempre em horários regulares, porém coma quando estiver com fome;

6- Evite alimentos processados e industrializados, estimulantes em excesso (como café, que é bom, mas como tudo que é em excesso, não é saudável, açúcar refinado, farinha branca, carnes vermelhas, queijos amarelos, sal, álcool, tabaco e frituras;

7- Fique mais tempo com os amigos, amores e familiares. E escolhas bem com quem andas. Muito das tuas escolhas e hábitos vêm de quem você convive;

8- 30 minutos antes das refeições, tome água, chá (gengibre, canela e erva-doce);

9- Depois de comer, caminhe por 15 minutos, e se puder, descanse um pouco.

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