Hora certa:
 

  • Breda

Atualidades

Quais são os mitos e verdades sobre a alimentação?

São muitos os mitos sobre alimentação. E a cada dia sempre aparecem mais alguns para preencher nossas mentes de dúvidas. Gabriela Chamusca, professora, nutricionista e mestre em educação física, comenta o assunto.

- Mito ou verdade: comer alimentos ricos em carboidratos à noite engorda?
MITO: É fundamental comer alimentos ricos em carboidratos em todas as refeições. Para que a alimentação esteja balanceada, ela precisa distribuir bem: carboidratos, proteínas e lipídeos. Por isso, o carboidrato deve ser consumido também à noite, mas claro na quantidade adequada, sem exageros.
- Mito ou verdade: ficar sem comer emagrece?
MITO: Deixando de comer você poder tornar o seu metabolismo mais lento, dificultando a eliminação de peso. Além disso, após ficar sem comer um período, é comum a compulsão alimentar, ou consumo de alimentos em maior quantidade. Para que ocorra a eliminação de peso é fundamental comer de forma fracionada, na quantidade certa.
- Mito ou verdade: comer banana reduz cãibra?
VERDADE: Existem vários motivos que podem levar as pessoas a terem cãibras, como a falta de cálcio, pela produção de ácido láctico, quando se faz força muscular ou pela falta do potássio. A banana é rica em potássio e realmente pode contribuir para o desaparecimento das cãibras, se este for o motivo das mesmas.
- Mito ou verdade: abacate engorda?
MITO: O abacate é realmente uma das frutas mais calóricas, mas se consumida em quantidade adequada não causa ganho de peso. Ao contrário do que muitos pensam a gordura presente no abacate não é a gordura saturada e assim o tipo de gordura saudável, a insaturada, capaz de reduzir o colesterol LDL (ruim).
- Mito ou verdade: beber água em jejum emagrece?
MITO: A água é essencial para o bom funcionamento do intestino, devido às suas inúmeras funções. O consumo indicado é de 2 a 3 litros por dia. Porém apenas a ingestão de água não elimina peso, muito menos se for tomada em jejum. Para que haja o emagrecimento é fundamental modificar maus hábitos alimentares e ter o balanço energético negativo, ou seja, comer menos calorias e gastar mais.
- Mito ou verdade: beber líquido durante as refeições aumenta a barriga?
MITO: Beber líquidos durante as refeições não engorda. No entanto, é indicado o consumo de somente um copo de água ou qualquer outra bebida para que não ocorra aumento de peso, ou qualquer desconforto. Mas o excesso de líquidos e alimentos pode dilatar o estômago e trazer ganho de peso. Isso sim pode aumentar a gordura corporal até na região abdominal.
- Mito ou verdade: margarina é mais saudável que manteiga?
MITO: A manteiga é mais saudável do que a margarina. Pois, para que tome a consistência adequada à margarina passa pelo processo de hidrogenação, transformando a gordura insaturada em gordura do tipo trans. É preferível consumir a manteiga em pouca quantidade do que comer a margarina que é de origem vegetal, rica em gordura trans. Mesmo porque a gordura saturada da manteiga tem benefícios se consumida com moderação.
 
 

Artigos

ver tudo

Banner SBH

Banner Snifbrasil

Banner DPM


SnifDoctor é uma publicação

(11) 5533-5900 – dpm@dpm.srv.br
O conteúdo dos artigos assinados no site e no boletim SnifDoctor é de responsabilidade de cada um dos colaboradores. As opiniões neles impressas não refletem, necessariamente, a posição desta Editora.
Não é permitida a reprodução de textos, total ou parcial sem a expressa autorização da DPM.
Informações adicionais poderão ser solicitadas pelo e-mail editor@snifdoctor.com.br. Qualquer problema, ou dificuldade de navegação poderá ser atendido pelo serviço de suporte SnifDoctor, pelo e-mail dpm@dpm.srv.br

Seu IP: 34.232.51.240 | CCBot/2.0 (https://commoncrawl.org/faq/)