Hora certa:
 

  • Jornal SBC

Atualidades

Varizes em homens: conheça quais são as causas e como tratar

As varizes são um problema que causa enorme desconforto no momento de deixar as pernas à mostra. Esse problema pode afetar homens e mulheres de diferentes faixas etárias gerando sintomas como dores, inchaço e sensação de peso nos membros inferiores. As varizes são veias dilatadas e tortuosas que podem ser protuberantes ou não e que podem dar dores e outras complicações mais graves. “Ela ocorre devido à um defeito nas válvulas que faz com que sangue circulante não se movimente no sentido normal, que é para o coração. Dessa forma, o sangue fica acumulado nas veias causando um alargamento das mesmas”, explica o angiologista Ary Elwing, especialista em cirurgia vascular periférica e tratamento a laser.

Causas para o aparecimento de varizes em homens

O aparecimento de varizes pode ter origem primária ou secundária. No caso das primárias, o angiologista  explica que elas estão relacionadas à hereditariedade. Sendo assim, alguns fatores como excesso de peso, longos intervalos na mesma posição, ausência da prática de atividades físicas, entre outros fatores. “As secundárias podem ser pós traumas e pós trombose venosa profunda”, descreve.

Como é o tratamento?

O tratamento de varizes pode ser realizado de diferentes maneiras. No caso de pequenos vasos, denominados microvarizes ou telangiectasias, a aplicação de laser ou de injeções pode ser uma alternativa. Porém, dependo do grau das varizes, a associação dos dois tratamentos pode ser indicada. “Se a variz atinge tamanho acima de 4 mm de diâmetro e tanto laser quanto as aplicações por injeção não fazem mais efeito, a recomendação é realizar o procedimento cirúrgico”, recomenda Ary.

De acordo com o médico, o método utilizado pode ser tanto o convencional como pelos mais modernos, como cirurgia com laser endovascular e radiofrequência. “Este procedimento é menos invasivo e possibilita um retorno rápido às atividades. A escleroterapia não pode ser aplicada em todos os tipos de pele e ainda não dá bom resultado nos vasos de calibre maior. No caso do laser endovenoso, consiste na introdução de catéter com laser dentro das varizes com a intenção de destruí-las pelo calor”, afirma o especialista.

Prevenindo as varizes

Algumas atitudes ajudam a prevenir o aparecimento de varizes no dia a dia. Veja as dicas do médico Ary Elwing:

·   - Faça caminhadas diariamente;
·   - Mantenha o peso estável através de uma alimentação balanceada;
·  - Evite levantar muito peso na academia, pois pode prejudicar o funcionamento da válvula que controla o sangue nos vasos;
·  - Não permaneça muito tempo em uma mesma posição. Faça pequenos intervalos para movimentar as pernas e estimular a circulação sanguínea;
·   - Evite o cigarro, pois ele associado à outros hábitos do cotidiano pode ocasionar varizes.

Artigos

ver tudo

Banner SBH

Banner Snifbrasil

Banner DPM


SnifDoctor é uma publicação

(11) 5533-5900 – dpm@dpm.srv.br
O conteúdo dos artigos assinados no site e no boletim SnifDoctor é de responsabilidade de cada um dos colaboradores. As opiniões neles impressas não refletem, necessariamente, a posição desta Editora.
Não é permitida a reprodução de textos, total ou parcial sem a expressa autorização da DPM.
Informações adicionais poderão ser solicitadas pelo e-mail editor@snifdoctor.com.br. Qualquer problema, ou dificuldade de navegação poderá ser atendido pelo serviço de suporte SnifDoctor, pelo e-mail dpm@dpm.srv.br

Seu IP: 3.229.122.219 | CCBot/2.0 (https://commoncrawl.org/faq/)