Hora certa:
 

Noticias

Congresso discute alternativas para o enfrentamento da pandemia e pós-pandemia na medicina, na ciência e na saúde pública

O que a pandemia da covid-19 tem a ensinar no que diz respeito ao atendimento público à saúde e aos avanços da ciência? Que tipo de impacto ela pode trazer às entidades e organizações médicas, bem como aos profissionais que atuam no combate? Quais mudanças geopolíticas essa pandemia deve gerar? Essas são algumas questões que serão amplamente debatidas no "WebHall EPM Em Tempos de Covid-19", promovido pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM/Unifesp), de 12 a 16 de agosto.

O evento tem como objetivo o entendimento dos desafios epidemiológicos e clínicos do enfrentamento da covid-19, bem como o papel da ciência e empreendedorismo na resposta ao desafio da pandemia. O WebHall também debaterá propostas de como mitigar o impacto da covid, além de promover reflexões sobre medidas fundamentais para o retorno seguro de atividades de ensino, pesquisa e assistência à saúde no período pós-pico da pandemia. Haverá, ainda, espaço para discussão acerca do impacto econômico da pandemia e quais ações de políticas públicas devem ser implementadas para permitir o retorno seguro das atividades culturais e econômicas após a desaceleração da covid-19 no país.

"A academia entende ser primordial contribuir para o debate de políticas públicas que permitam mitigar o impacto da pandemia nos indicadores de saúde, desenvolvimento social e econômico. Da mesma forma, entendemos que a universidade tem um papel fundamental para contribuir com a divulgação de boas práticas no atendimento aos pacientes com covid para alunos, residentes e demais profissionais da saúde, a quem se destina esse evento, para melhorar o atendimento a esses pacientes, reduzindo morbidade e mortalidade", destaca Arnaldo Colombo, professor titular da Disciplina de Infectologia da EPM/Unifesp e presidente da comissão científica do evento.

Presenças renomadas

Para debater os efeitos da pandemia de forma multidisciplinar e multisetorial, como nas áreas da medicina, saúde, educação, gestão hospitalar, ciência e tecnologia, o congresso, que será totalmente virtual, contará com a participação de mais de 350 especialistas, incluindo renomados médicos, líderes do mundo acadêmico e da gestão pública.

O ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, além dos especialistas Andre Kalil, líder das pesquisas de cura da doença coronavírus, Lily Weckx, responsável pelo teste da vacina de Oxford contra a covid-19 no Brasil, e Alexandre Kalache, epidemiologista especializado no estudo do envelhecimento, são alguns dos grandes nomes que participam do evento.

Outros nomes confirmados no evento são de Rubens Belfort, presidente da Academia Nacional de Medicina, que trará reflexões das Academias sobre o legado da pandemia de covid-19; Jarbas Barbosa, vice-diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), que abordará a pandemia nas Américas e o caso brasileiro; José Osmar Medina Pestana, que compartilhará sua experiência no debate sobre qual será o "novo normal" para os hospitais universitários passada a onda pandêmica; Denise Cardo, diretora da divisão de prevenção de infecções na área de saúde do Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC), em Atlanta, nos Estados Unidos, responsável por apresentar uma análise crítica da progressão da pandemia no mundo e das estratégias para sua contenção; e Helena Nader, co-Presidente da InterAmerican Network of Academies of Sciences (IANAS) e presidente de honra da SBPC, que trará o tema Ciência e Pós-graduação em tempos de Covid-19: Aprendizados e perspectivas.

"Serão dias de grande amplitude e densidade científica. A mescla de olhares de diferentes especialidades e realidades por parte dos diversos atores diretamente envolvidos na definição de políticas públicas para pesquisa, prevenção e assistência à pandemia de covid-19 deve contribuir para trazer ideias, conceitos e rumos não apenas para seguirmos no combate ao novo coronavírus, como também pensarmos no futuro, pós-pandemia", ressalta Colombo.

A inscrição para o WebHall pode ser feita pelo link http://webhallepm.com.br/inscricao. Ali, também pode ser visto a programação completa e outras informações do evento, como valor da inscrição, que custa a partir de R? 35. Todo o valor arrecadado durante o congresso será direcionado para os projetos do Hospital São Paulo, o hospital universitário da EPM/Unifesp, que atua na linha de frente no combate à pandemia e mensalmente realiza milhares de atendimentos à população. 

SnifDoctor é uma publicação

(11) 5533-5900 – dpm@dpm.srv.br
O conteúdo dos artigos assinados no site e no boletim SnifDoctor é de responsabilidade de cada um dos colaboradores. As opiniões neles impressas não refletem, necessariamente, a posição desta Editora.
Não é permitida a reprodução de textos, total ou parcial sem a expressa autorização da DPM.
Informações adicionais poderão ser solicitadas pelo e-mail editor@snifdoctor.com.br. Qualquer problema, ou dificuldade de navegação poderá ser atendido pelo serviço de suporte SnifDoctor, pelo e-mail dpm@dpm.srv.br

Seu IP: 18.215.33.158 | CCBot/2.0 (https://commoncrawl.org/faq/)