Hora certa:
 

Noticias

Pessoas com diabetes devem redobrar cuidados durante a retomada de atividades

Com a retomada gradual de atividades de empresas e negócios de estados do Brasil, a população que voltar a trabalhar ou precisar sair de casa não pode se descuidar, principalmente quem faz parte do grupo de risco. É o caso, por exemplo, das pessoas com diabetes que precisam reforçar o controle do nível de açúcar no sangue e as medidas de prevenção, para minimizar o risco de contaminação e agravamento do novo coronavírus. Atualmente, estima-se que o Brasil tenha cerca de 16 milhões de pessoas com diabetes e ao menos metade não sabe que têm a doença.

Um recente levantamento feito pelo Ministério da Saúde informou que pacientes com diabetes estão entre os casos mais graves da Covid-19. O excesso de glicose e o constante processo inflamatório ativo afetam principalmente o funcionamento do sistema imunológico, o que torna essas pessoas mais vulneráveis ao agravamento dos sintomas do novo coronavírus.

"O controle da glicemia é a medida mais eficaz para proteger estes pacientes de infecções. Monitorar a glicose no sangue, além de ajustar medicações em geral ou insulinas, com orientação médica, podem ser formas de prevenção de agravamento. Outra medida necessária é vigiar a alimentação e hábitos, tanto fora quanto dentro de casa. Ressalto que o controle glicêmico é o ponto-chave para evitar o agravamento da Covid-19", explica a endocrinologista Mariana Pereira, consultora da Roche Diabetes.

Além disso, para minimizar os riscos de contaminação, é indispensável as medidas de prevenção ao novo coronavírus. "Lembrar-se de lavar as mãos com água e sabão frequentemente, utilizar álcool em gel, evitar contato físico e tocar o rosto com as mãos, usar máscaras de proteção, e manter distância de ao menos 1,5 metro de outras pessoas. São cuidados que podem salvar vidas", reforça a médica.

Vale ressaltar que a maioria dos estudos relacionados ao agravamento da Covid-19 são realizados com pacientes de diabetes tipo 2, porém, estudos recentes mostram que também há agravamento do quadro em pessoas acometidas pelo tipo 1 da doença, sobretudo quando a glicemia está fora de controle.

 

Artigos

ver tudo

Banner SBH

Banner Snifbrasil

Banner DPM


SnifDoctor é uma publicação

(11) 5533-5900 – dpm@dpm.srv.br
O conteúdo dos artigos assinados no site e no boletim SnifDoctor é de responsabilidade de cada um dos colaboradores. As opiniões neles impressas não refletem, necessariamente, a posição desta Editora.
Não é permitida a reprodução de textos, total ou parcial sem a expressa autorização da DPM.
Informações adicionais poderão ser solicitadas pelo e-mail editor@snifdoctor.com.br. Qualquer problema, ou dificuldade de navegação poderá ser atendido pelo serviço de suporte SnifDoctor, pelo e-mail dpm@dpm.srv.br

Seu IP: 18.215.33.158 | CCBot/2.0 (https://commoncrawl.org/faq/)