Hora certa:
 

Noticias

Cirurgia Robótica: especialista explica as vantagens do uso do robô na recuperação de pacientes e nos resultados da tecnologia na área médica

A cirurgia robótica na urologia é hoje uma técnica importante que reduz o tempo de  permanência do paciente em um centro cirúrgico, é menos invasiva e garante uma  recuperação mais rápida. O mercado de cirurgia robótica no país apresenta números  importantes. No Brasil, em 2018, foram realizados mais de 8 mil procedimentos em  todo o território nacional antes 450 cirurgias realizadas em 2011, aponta o estudo da  Intuitive Surgical. Avanços que trazem melhores resultados e, em tempos de  pandemia, oferecem a segurança adicional ao paciente, que não precisa ficar muito  tempo em um hospital. 

Especialista no assunto, o Dr Raphael Rocha é um dos pioneiros da técnica no país. Rocha participou da implementação da cirurgia robótica no Hospital Samaritano,  estabelecendo o pioneirismo da técnica no Rio de Janeiro. Hoje, acumula experiência  de mais de 1.000 procedimentos robóticos realizados com total segurança para os  pacientes. 

"Entre as vantagens da cirurgia robótica em urologia está no tempo de permanência  no hospital pelo paciente, que é de, em média, 24 horas no caso da prostatectomia,  cirurgia de retirada da próstata para o tratamento do câncer de próstata", diz ele. 

A recuperação leva de cinco a sete dias com a volta gradual das atividades. Por ser  uma cirurgia menos invasiva, a perda de sangue é menor e o preparo para o  procedimento é, basicamente, um jejum de oito horas , explica Rocha. 

O médico é responsável pela Urologia Oncológica do Américas Centro de Oncologia  Integrado COI) Américas Medical City, além de codiretor do Curso de Urologia  minimamente invasiva do IRCAF Rio de Janeiro, cuja sede é em Estrasburgo, na França.  Rocha vem capacitando dezenas de profissionais médicos na área. 

 

Artigos

ver tudo

Banner SBH

Banner Snifbrasil

Banner DPM


SnifDoctor é uma publicação

(11) 5533-5900 – dpm@dpm.srv.br
O conteúdo dos artigos assinados no site e no boletim SnifDoctor é de responsabilidade de cada um dos colaboradores. As opiniões neles impressas não refletem, necessariamente, a posição desta Editora.
Não é permitida a reprodução de textos, total ou parcial sem a expressa autorização da DPM.
Informações adicionais poderão ser solicitadas pelo e-mail editor@snifdoctor.com.br. Qualquer problema, ou dificuldade de navegação poderá ser atendido pelo serviço de suporte SnifDoctor, pelo e-mail dpm@dpm.srv.br

Seu IP: 34.232.51.240 | CCBot/2.0 (https://commoncrawl.org/faq/)