Hora certa:
 

Noticias

Cirurgia Robótica: especialista explica as vantagens do uso do robô na recuperação de pacientes e nos resultados da tecnologia na área médica

A cirurgia robótica na urologia é hoje uma técnica importante que reduz o tempo de  permanência do paciente em um centro cirúrgico, é menos invasiva e garante uma  recuperação mais rápida. O mercado de cirurgia robótica no país apresenta números  importantes. No Brasil, em 2018, foram realizados mais de 8 mil procedimentos em  todo o território nacional antes 450 cirurgias realizadas em 2011, aponta o estudo da  Intuitive Surgical. Avanços que trazem melhores resultados e, em tempos de  pandemia, oferecem a segurança adicional ao paciente, que não precisa ficar muito  tempo em um hospital. 

Especialista no assunto, o Dr Raphael Rocha é um dos pioneiros da técnica no país. Rocha participou da implementação da cirurgia robótica no Hospital Samaritano,  estabelecendo o pioneirismo da técnica no Rio de Janeiro. Hoje, acumula experiência  de mais de 1.000 procedimentos robóticos realizados com total segurança para os  pacientes. 

- Entre as vantagens da cirurgia robótica em urologia está no tempo de permanência  no hospital pelo paciente, que é de, em média, 24 horas no caso da prostatectomia,  cirurgia de retirada da próstata para o tratamento do câncer de próstata - diz ele 

A recuperação leva de cinco a sete dias com a volta gradual das atividades. Por ser  uma cirurgia menos invasiva, a perda de sangue é menor e o preparo para o  procedimento é, basicamente, um jejum de oito horas , explica Rocha. 

O médico é responsável pela Urologia Oncológica do Américas Centro de Oncologia  Integrado COI) Américas Medical City, além de codiretor do Curso de Urologia  minimamente invasiva do IRCAF Rio de Janeiro, cuja sede é em Estrasburgo, na França.  Rocha vem capacitando dezenas de profissionais médicos na área. 
 

Artigos

ver tudo

Banner SBH

Banner Snifbrasil

Banner DPM


SnifDoctor é uma publicação

(11) 5533-5900 – dpm@dpm.srv.br
O conteúdo dos artigos assinados no site e no boletim SnifDoctor é de responsabilidade de cada um dos colaboradores. As opiniões neles impressas não refletem, necessariamente, a posição desta Editora.
Não é permitida a reprodução de textos, total ou parcial sem a expressa autorização da DPM.
Informações adicionais poderão ser solicitadas pelo e-mail editor@snifdoctor.com.br. Qualquer problema, ou dificuldade de navegação poderá ser atendido pelo serviço de suporte SnifDoctor, pelo e-mail dpm@dpm.srv.br

Seu IP: 3.227.247.17 | CCBot/2.0 (https://commoncrawl.org/faq/)