Hora certa:
 

Noticias

I Força-Tarefa AMB-Covid de médicos voluntários já está em Manaus

Já está em Manaus, Amazonas, a I Força-Tarefa AMB- Covid, com médicos voluntários dos estados de São Paulo e Goiás. A missão é entrar na linha de frente de atendimento aos cidadãos infectados pelo SARS-Cov-2, minimizando o problema de falta de médicos, além de apoiar os colegas amazonenses, hoje bem exaustos após um ano de dedicação e compromisso absoluto à luta contra a Covid.

Seis voluntários da Força-Tarefa chegaram anteriormente, dia 6/2, e já estão na ativa. Eles foram preponderantes à reativação da UTI de campanha Nilton Lins.

A jovem dra. Camila Sérvulo da Cunha e Ferreira, integrante do grupo que no fim da tarde deste sábado aterrissou no Amazonas, conta que tanto ela quanto os demais se voluntariam, em especial, por solidariedade aos pacientes e aos médicos de Manaus. Comenta também que possui consciência de que a missão é desafiadora, mas está convicta de que a Força-Tarefa será essencial para salvar vidas, já que todos os médicos do grupo estão muito motivados.

Manaus ainda sofre as consequências do caos na saúde pública, bastante agravado pela falta de oxigênio hospitalar. O dr. Matheus Preceptor, um dos jovens doutores da equipe que começou a atuar em 6 de fevereiro, relata que o sentimento dominante é de que os recursos humanos locais estão à flor da pele.

Ele faz questão de ressaltar que as vacinas são fundamentais e que os cuidados preventivos de distanciamento, isolamento e os demais precisam ser priorizados sempre, por todos, das diversas faixas etárias.

Testemunha ainda que há vários casos no Amazonas de jovens infectados, uma prova de que a Covid-19 ataca indiscriminadamente.

 FT AMB

A Força-Tarefa AMB Covid-19 é um projeto comum da Associação Médica Brasileira, associações estaduais de médicos e de sociedades de especialidades médicas para atender em caráter de urgência - em quaisquer localidades – populações castigadas pela Covid-19.

“O Brasil somos todos nós. Um só brasileiro em risco merece de cada um de nós a máxima atenção e imediato socorro”, pontua o presidente da Associação Médica Brasileira. César Eduardo Fernandes, recém-empossado, em janeiro de 2021. “Os médicos, por seu compromisso com a saúde e a vida, já marcaram, na história do País, sua contribuição no combate a Covid, colocando, inúmeras vezes, a própria existência em risco. Mas sempre podemos mais, sempre é possível mais uma dose de doação; é o que fazemos agora com a Força-Tarefa AMB Covid-19, é o que fazem esses jovens médicos que estão em Manaus significando a Medicina e mostrando o que é ter atitude cidadã”.

Para ampliar a capilaridade da missão humanitária e atender às necessidades de saúde da população, a AMB, sociedades de especialidades e associações estaduais focam agora particularmente na divulgação do projeto para todos os médicos do Brasil.  Um link da Força-Tarefa AMB Covid-19 para a inscrição de médicos interessados está no ar https://amb.org.br/noticias/forca-tarefa-amb-covid-19/

Artigos

ver tudo

Banner SBH

Banner Snifbrasil

Banner DPM


SnifDoctor é uma publicação

(11) 5533-5900 – dpm@dpm.srv.br
O conteúdo dos artigos assinados no site e no boletim SnifDoctor é de responsabilidade de cada um dos colaboradores. As opiniões neles impressas não refletem, necessariamente, a posição desta Editora.
Não é permitida a reprodução de textos, total ou parcial sem a expressa autorização da DPM.
Informações adicionais poderão ser solicitadas pelo e-mail editor@snifdoctor.com.br. Qualquer problema, ou dificuldade de navegação poderá ser atendido pelo serviço de suporte SnifDoctor, pelo e-mail dpm@dpm.srv.br

Seu IP: 18.210.12.229 | CCBot/2.0 (https://commoncrawl.org/faq/)