Hora certa:
 

Noticias

Cérebro precisa de check-up pós Covid

Estudos comprovam: vírus afeta também as células cerebrais

Para o neurocirurgião e neurocientista Dr. Fernando Gomes do Hospital das Clínicas de SP, sintomas como dificuldade para se concentrar ou para realizar tarefas que executava habitualmente ou até esquecimentos, ansiedade ou tristeza podem ser sinais de sequelas deixadas no cérebro pela Covid-19.

Estudos científicos já evidenciam a presença de alterações neurológicas e cognitivas após a infecção pela COVID-19. Isso pode ocorrer porque os problemas respiratórios e a presença coágulos em pequenos vasos, levam a diminuição da oxigenação do cérebro e alterações do fluxo normal do sangue que é direcionado ao cérebro. "Qualquer uma dessas situações independem da gravidade dos sintomas que possam ter sido apresentados durante a infecção pela COVID-19, mesmo em pessoas que não apresentaram problemas respiratórios ou circulatórios, o vírus pode ter deixado marcas no cérebro que precisam ser tratadas", alerta o neurocirurgião.

Dr. Fernando ressalta que além dos aspectos neurológicos, a presença sintomas afetivo-emocionais, como ansiedade e depressão, muito comuns em pessoas que passaram pela COVID-19, também podem impactar no funcionamento cognitivo. "Por isso é essencial investigar através de um Check-up do Cérebro Pós COVID-19, no qual é feito um mapeamento personalizado, com exames específicos e uma análise interdisciplinar, que vai identificar a presença de alterações neurológicas e/ou cognitivas e/ou emocionais, para direcionar o tratamento individual necessário para devolver as capacidades e habilidades que cada paciente tinha antes da doença", afirma.

A identificação precoce de déficits cognitivos é essencial para o processo de reabilitação, só assim é possível aumentar as chances de melhora das funções que se tornaram deficitárias pós a infecção. "Tudo isso é possível em função da neuroplasticidade, com uma estimulação personalizada os neurônios poderão ser recrutados a formar novas conexões para corresponder a demanda de cada um", finaliza o médico.

 

Artigos

ver tudo

Banner SBH

Banner Snifbrasil

Banner DPM


SnifDoctor é uma publicação

(11) 5533-5900 – dpm@dpm.srv.br
O conteúdo dos artigos assinados no site e no boletim SnifDoctor é de responsabilidade de cada um dos colaboradores. As opiniões neles impressas não refletem, necessariamente, a posição desta Editora.
Não é permitida a reprodução de textos, total ou parcial sem a expressa autorização da DPM.
Informações adicionais poderão ser solicitadas pelo e-mail editor@snifdoctor.com.br. Qualquer problema, ou dificuldade de navegação poderá ser atendido pelo serviço de suporte SnifDoctor, pelo e-mail dpm@dpm.srv.br

Seu IP: 3.235.184.215 | CCBot/2.0 (https://commoncrawl.org/faq/)