Hora certa:
 

Noticias

Cirurgia minimamente invasiva é novidade no tratamento de cisto sinovial de punho

A doença dificulta a habilidade das mãos para realizar atividades simples, como digitar e até se vestirCom a era digital, além do crescimento de celulares, também aumenta a incidência de doenças ocasionadas pelo uso excessivo das mãos para digitar e segurar o smartphone. Esse hábito pode causar problemas nas articulações do membro como o cisto sinovial, caracterizado por uma bolinha no punho que pode causar dor e incômodo.
 
O cisto sinovial é formado pelo vazamento do líquido sinovial criando uma bolsa. Esse líquido é normalmente encontrado nas articulações e tem o objetivo de lubrificar o encontro dos ossos para evitar atritos e desgaste, possibilitando o movimento saudável. Além disso, quando o nódulo aumenta de volume, passa a encostar nos nervos e tendões, o que pode provocar dor constante, perda de força e limitações nas capacidades funcionais do membro, como digitar e atividades manuais, como vestir uma roupa, que pode ficar difícil ou impraticável.
 
As causas mais comuns da doença são atividades manuais com movimentos repetitivos, como digitação nos celulares, além de queda, contusão, posições inapropriadas no punho ou na mão e traumatismos que provoquem irritação da articulação e desgaste do tecido que guarda o líquido.
  
De acordo com Rafaela Burgo, ortopedista e especialista de mão e microcirurgia da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, os cistos sinoviais são mais comuns em mulheres de até 40 anos, faixa etária que apresenta mais atividades funcionais. “Para tratar a patologia, fazemos uma cirurgia minimamente invasiva. A técnica funciona em um fluxo totalmente diferente de outros procedimentos: somente com uma anestesia local, fazendo com que o paciente se sinta muito mais confortável na recuperação, sem necessidade de permanecer internado. O paciente recebe alta no mesmo dia algumas horas após a cirurgia”, explica a médica.
 
Segundo a especialista, aproximadamente 70% dos casos de cistos sinoviais estão localizados na região dorsal do punho, mas também podem surgir na face palmar.

Dicas da ortopedista do Hospital São Camilo para prevenir o cisto sinovial de punho:
 
1. Controlar o tempo para ficar mexendo no celular, evitando o mesmo movimento repetitivo e intercalando com momentos de pausa e descanso;
2. Manter os braços apoiados em linha reta para digitar no computador;
3. Evitar movimentos repetitivos nas articulações;
4. Cuidado ao realizar tarefas e exercícios com peso nas mãos.
 
 

SnifDoctor é uma publicação

(11) 5533-5900 – dpm@dpm.srv.br
O conteúdo dos artigos assinados no site e no boletim SnifDoctor é de responsabilidade de cada um dos colaboradores. As opiniões neles impressas não refletem, necessariamente, a posição desta Editora.
Não é permitida a reprodução de textos, total ou parcial sem a expressa autorização da DPM.
Informações adicionais poderão ser solicitadas pelo e-mail editor@snifdoctor.com.br. Qualquer problema, ou dificuldade de navegação poderá ser atendido pelo serviço de suporte SnifDoctor, pelo e-mail dpm@dpm.srv.br

Seu IP: 54.144.100.123 | CCBot/2.0 (https://commoncrawl.org/faq/)