Hora certa:
 

Noticias

Liga acadêmica da UFSCar promove evento sobre terapia antálgica e cuidados paliativos

No dia 11 de agosto, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) sediará o III Simpósio da Liga de Terapia Antálgica e Cuidados Paliativos (LATACP), formada por alunos do curso de Medicina da Instituição, sob orientação de Esther Ferreira, docente do Departamento de Medicina (DMed) da Universidade. O evento é direcionado a estudantes e profissionais da Saúde, pediatras e médicos de outras especialidades. As inscrições já estão abertas.

A terapia antálgica está relacionada ao tratamento da dor. Os cuidados paliativos são aqueles voltados aos pacientes com doenças incuráveis ou para os quais o tratamento curativo já não é mais uma possibilidade. São cuidados tanto na esfera da saúde física - buscando alívio de sintomas e controle da dor - como nas esferas emocional, espiritual e familiar. "Quando se usa o termo 'cuidados paliativos' as pessoas tendem a associar só a cuidados de fim de vida, no leito de morte. Mas isso é só uma parte. Sabendo que um paciente não pode ser curado e, inevitavelmente, virá a falecer, podemos tentar tornar essa jornada dele mais confortável. E isso não precisa começar na iminência do processo de morte, pode-se iniciar muito antes", define Mayra Martins de Oliveira, estudante do curso de Medicina da UFSCar e presidente da LATACP.

Para ela, o Simpósio, assim como outros eventos que a Liga promove, são uma forma de difundir conhecimento sobre terapia antálgica e cuidados paliativos principalmente para estudantes e profissionais da Saúde, mas de outras áreas também. "É uma tentativa de mudar o cenário nacional e mundial em que há poucos serviços e poucos profissionais preparados", defende a aluna.

A programação do evento terá mesas-redondas e palestras que abordam temas como: "Analgesia multimodal no adulto - qual seu papel e como deve ser feita?"; "Noções básica do tratamento da dor infantil - o que é importante?"; "Panorama dos cuidados paliativos no Brasil"; "A dor em cuidados paliativos está sendo adequadamente tratada?"; e "Nutrição em cuidados paliativos - papel essencial". Os assuntos serão debatidos por docentes, pesquisadores e profissionais renomados e com ampla experiência. A programação completa está na página do evento no Facebook (https://bit.ly/2KUfMZK).

As inscrições para o III Simpósio da LATACP estão abertas e podem ser feitas pelo e-mail latacpufscar@gmail.com. As instruções e o valores da inscrição também estão descritos na página do evento.

LATACP

A Liga Acadêmica de Terapia Antálgica e Cuidados Paliativos (LATACP) da UFSCar foi criada em 2016 por um grupo de alunos do curso de Medicina da Universidade interessados nos temas e que já realizavam pesquisas orientadas pela professora Esther Ferreira, do DMed. "O objetivo da Liga é tornar o conhecimento sobre cuidados paliativos e controle da dor acessível aos alunos do curso de Medicina da UFSCar. Plantar sementinhas para que cada vez mais tenhamos profissionais com entendimento do assunto", destaca Mayra de Oliveira.

Atualmente, a LATACP promove palestras e discussões teóricas para os ligantes e ouvintes, pesquisas na Santa Casa de São Carlos e realiza o Simpósio anualmente. Também está sendo organizada uma campanha de conscientização para o Dia Mundial dos Cuidados Paliativos, celebrado em outubro.

Além da Liga, a UFSCar conta com o Coletivo de Cuidados Paliativos, grupo formado por docentes e alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Psicologia, Terapia Ocupacional e Fisioterapia, que também é uma forma de mobilização para fortalecimento dos cuidados paliativos na formação e na rede de saúde de São Carlos.

Artigos

ver tudo

Banner SBH

Banner Snifbrasil

Banner DPM


SnifDoctor é uma publicação

(11) 5533-5900 – dpm@dpm.srv.br
O conteúdo dos artigos assinados no site e no boletim SnifDoctor é de responsabilidade de cada um dos colaboradores. As opiniões neles impressas não refletem, necessariamente, a posição desta Editora.
Não é permitida a reprodução de textos, total ou parcial sem a expressa autorização da DPM.
Informações adicionais poderão ser solicitadas pelo e-mail editor@snifdoctor.com.br. Qualquer problema, ou dificuldade de navegação poderá ser atendido pelo serviço de suporte SnifDoctor, pelo e-mail dpm@dpm.srv.br

Seu IP: 54.234.228.78 | CCBot/2.0 (https://commoncrawl.org/faq/)