Hora certa:
 

Noticias

Grandes nomes da psiquiatria nacional discutem desafios no tratamento da esquizofrenia

Pela primeira vez em Porto Alegre/RS, psiquiatras de renome nacional reúnem-se para discutir a abordagem e o tratamento de um grave transtorno psiquiátrico, a esquizofrenia, considerada ainda um desafio clínico e científico para médicos da especialidade. Com ocorrência aproximada de 1% em toda a população mundial, a doença inicia-se, em geral, no final da adolescência ou nos primeiros anos da vida adulta. 
 
Visando capacitar ainda mais psiquiatras e demais profissionais da saúde mental, a Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP realiza, nos dias 23 e 24 de novembro, o III Curso ABP/APAL/WPA de Atualização em  Esquizofrenia, no Sheraton Porto Alegre Hotel. A atividade, como indicado, conta com a chancela da Associação Psiquiátrica da América Latina - APAL e da Associação Mundial de Psiquiatria (em inglês, World Psychiatry Association - WPA).
 
O Prof. Dr. Itiro Shirakawa, vice-presidente da ABP (2010 a 2016) e professor titular da Universidade Federal de São Paulo - Unifesp, aponta um importante obstáculo para o tratamento completo deste transtorno: "a comorbidade com a dependência química, principalmente maconha e cigarro, também dificultam a recuperação e superação da doença", explica. 
 
Retomar o funcionamento também constitui desafio, como destaca o Prof. Dr. Ary Gadelha, também professor titular da Unifesp. "A maior parte das pessoas com esquizofrenia ainda enfrenta grandes dificuldades para retomar o seu funcionamento", conta, acrescentando que existem inúmeras áreas que contam com inovações a serem discutidas. 
 
"O Curso de Esquizofrenia da ABP é organizado com o objetivo de construir pontes entre os avanços recentes da pesquisa e as necessidades dos clínicos no dia-a-dia do cuidado a pessoas" que sofrem deste transtorno, complementa o Dr. Gadelha. "Além de apresentar aspectos biológicos da esquizofrenia, como a neuroimagem, a questão da cognição, o curso está voltado principalmente para a reabilitação social do transtorno, contando com especialistas da área, visando o que se chama de superação da doença", finaliza o Prof. Shirakawa. 
 
Inscrições online podem ser feitas até 20 de novembro, pelo site www.abp.org.br. . Local: Sheraton Porto Alegre Hotel - RS

 

Artigos

ver tudo

Banner SBH

Banner Snifbrasil

Banner DPM


SnifDoctor é uma publicação

(11) 5533-5900 – dpm@dpm.srv.br
O conteúdo dos artigos assinados no site e no boletim SnifDoctor é de responsabilidade de cada um dos colaboradores. As opiniões neles impressas não refletem, necessariamente, a posição desta Editora.
Não é permitida a reprodução de textos, total ou parcial sem a expressa autorização da DPM.
Informações adicionais poderão ser solicitadas pelo e-mail editor@snifdoctor.com.br. Qualquer problema, ou dificuldade de navegação poderá ser atendido pelo serviço de suporte SnifDoctor, pelo e-mail dpm@dpm.srv.br

Seu IP: 3.80.177.176 | CCBot/2.0 (https://commoncrawl.org/faq/)