Hora certa:
 

Noticias

APM lança o livro “Acervo do Museu De História da Medicina da Associação Paulista de Medicina, Sala Jorge Michalany”

Em 11 de dezembro, a Associação Paulista de Medicina - APM promove o lançamento do livro “Acervo do Museu de História da Medicina da Associação Paulista de Medicina, Sala Jorge Michalany”.Com 176 páginas e 360 ilustrações, a obra foi concluída após ter passado por uma criteriosa catalogação do acervo da instituição, a qual foi coordenada pelo curador do museu e diretor da APM, Guido Arturo Palomba. O levantamento, de cerca de 400 peças, teve início em julho de 2015 e foi encerrado em novembro deste ano.
O livro nasceu da necessidade de catalogação e difusão do acervo presente no Museu de História da Medicina da Associação Paulista de Medicina – Sala Jorge Michalany, que recebeu este nome em homenagem ao seu idealizador e primeiro doador, o prof. Dr. Jorge Michalany (1916-2012). De acordo com Palomba, o professor Michalany ia ao museu todos os dias, salvo raríssimas exceções, até falecer com 96 anos. “Ele mesmo organizava as fichas, o arquivo, as vitrines e pedia doações. Assim, o Museu de História da Medicina da APM cresceu, tornando-se importante centro cultural do Estado de São Paulo e do Brasil”, diz o diretor.

A obra, que é um catálogo com imagens e verbetes descritivos sobre as peças apresentadas no espaço expositivo da APM, apresenta o nome do objeto, sua funcionalidade, em que contexto surgiu, a data, quem o utilizou e quem fez a doação. “Dividi­do em capítulos e por áreas da Medicina, no livro é possível identificar a raridade de alguns ins­trumentos, como, por exemplo, aparelhos de anestesia, ou a mostra de microscó­pios, estetoscópios, seringas etc. No capítulo sobre fármacos há uma grande quantidade de remédios raros e suas embalagens, sendo que alguns deles são do final do século 19 ou das primeiras décadas do século 20. Além disso, conta com um conjunto de peças de cera do maior ceroplasta (escultor em cera) da Medicina brasileira e suas impressionantes dermatopatias (doenças da pele) moldadas de tal forma que parecem membros de doentes vivos”, cita Palomba.

O acervo da instituição possui fár­macos, livros raros, instrumentos cirúrgicos, documentos, fotografias, estações móveis de anestesia, pediatria, oftalmologia, dermatologia, objetos cirúrgicos, microscópios, máquinas fotográ­ficas, além de peças alusivas à revolução de 1932. Dos artistas escolhidos da pinacoteca, cujas obras poderão ser admiradas durante o lançamento do livro, estão Antonio Peticov, Caciporé Torres, Cecília Suzuki, Olimpio Franco, Alex Flemming e outros artistas renomados.
Inscrito e aprovado pelo Ministério da Cultura, tendo a Bradesco Seguros como sua patrocinadora, o livro terá mil exemplares publicados e, a partir do final de novembro, será distribuídos gratuitamente a museus, bibliotecas e escolas públicas de São Paulo.
 

Local: Pinacoteca da Associação Paulista de Medicina. Endereço: Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278 - Bela Vista – São Paulo / SP (01318-901)
 

Artigos

ver tudo

Banner SBH

Banner Snifbrasil

Banner DPM


SnifDoctor é uma publicação

(11) 5533-5900 – dpm@dpm.srv.br
O conteúdo dos artigos assinados no site e no boletim SnifDoctor é de responsabilidade de cada um dos colaboradores. As opiniões neles impressas não refletem, necessariamente, a posição desta Editora.
Não é permitida a reprodução de textos, total ou parcial sem a expressa autorização da DPM.
Informações adicionais poderão ser solicitadas pelo e-mail editor@snifdoctor.com.br. Qualquer problema, ou dificuldade de navegação poderá ser atendido pelo serviço de suporte SnifDoctor, pelo e-mail dpm@dpm.srv.br

Seu IP: 54.234.228.78 | CCBot/2.0 (https://commoncrawl.org/faq/)