Hora certa:
 

Noticias

“Nata da ciência mundial” conclui: inovações da medicina preventiva é o que vai garantir a qualidade de vida dessa e das próximas gerações

Depois de dois dias reunidos no World Pro Healh Conference, evento inédito realizado em São Paulo, os quase 30 especialistas do Brasil e do mundo concluíram que o futuro da medicina está na prevenção de doenças e não somente no tratamento delas. Segundo eles, é possível sim, modificar nosso código genético e evitar doenças por meio de uma nutrição adequada e a adoção de um estilo de vida mais saudável. Eles apresentaram inovações e temas revolucionários, todos cientificamente comprovados sobre medicina baseada em evidências. O evento também trouxe inovações para o tratamento de doenças crônicas e degenerativas que já estão melhorando a vida de muitos pacientes ao redor do mundo.
 
Quando o assunto é prevenção, tivemos duas palestras sobre trabalhos pré-concepção. Segundo o ginecologista Claudio Ferrarrezi é possível fazer uma programação metabólica seis meses antes da concepção do bebê por meio da união entre nutricionista, médico e educador físico. “Dessa forma, é possível sim modular o DNA e os registros cromossômicos desse feto para que ele não desenvolva doenças no futuro”, afirma.
 
Esse assunto foi trazido também pela nutróloga Liane Beringhs o status da saúde de um indivíduo pode ser alterado e melhorado se bem consolidado nos princípios de uma nutrição e de uma suplementação durante o período gestacional. “A medicina preventiva começa antes mesmo da gestação. É possível deixar de levar a genética negativa adiante e evitar doenças. Podemos modificar a carga genética que a criança levará com ela e para as próximas gerações”, explica.
 
De forma geral todos os palestrantes confirmaram que a saúde preventiva é o futuro e ela pode ser bastante simples: por meio da reestruturação molecular, pela boa nutrição alimentar, por meio de bons suplementos que sejam indicados para cada pessoa, pelo processo de desintoxicação de agentes agressores externos. Tudo isso combinado com atividade física para manter uma boa qualidade de massa muscular ao longo da vida.
 
Segundo o médico ortomolecular João Branco, o balanceamento de massa magra é fundamental para atingir a longevidade e manter o corpo ativo por mais tempo. No entanto, ele ressalta que atividade física deve ser de resistência, ou seja, aquele tipo em que a pessoa faz um esforço como musculação, pilates, ioga, entre outras. A recomendação é que o exercício escolhido tenha um objetivo para que ele seja sustentável no longo prazo. “A pessoa precisa encarar o treino como um desafio ou meta pessoal de vida”.
 
Assim como João Branco, outros especialistas ressaltaram a importância de um aporte da ingestão diária de proteína. As dietas com menos proteínas propiciam a pessoa a ter obesidade ou levar aumento de gordura. “Melhorar o aporte proteico e tirar todo tipo de açúcares, alimentos refinados, adoçantes, farinha branca e carboidrato processados é fundamental para conquistar uma vida saudável”.   
 
Também foi bastante discutida a importância da medicina integrativa especialmente no atendimento do individuo como um todo por uma equipe multidisciplinar. “Os estudos científicos estão muito favoráveis a ressaltar que não podemos nos deter somente à parte orgânica. Existem outros fatores como estresse e emoções que interferem diretamente no corpo. A parte psicossocial até mesmo a parte espiritual faz parte desse contexto da medicina integrativa que ajusta mente, órgãos, sistemas para o bom funcionamento corporal”, explica Dr. Branco. 
 
Tanto palestrantes nacionais como internacionais relataram aprendizado e troca de experiência em todos os níveis durante a primeira edição do World Pro Health Conference. De acordo com Ana Paula Leal Graziano, responsável pela organização do evento, o Brasil agora também faz parte de uma vanguarda de medicina e ciência que leva a promoção da saúde no Brasil. Foram discutidos ainda temas como a evolução dos biológicos para a saúde musculoesquelética, suplementação nutricional em doenças raras, nutrição esportiva personalizada, performance humana e restauração hormonal.  
 

Artigos

ver tudo

Banner SBH

Banner Snifbrasil

Banner DPM


SnifDoctor é uma publicação

(11) 5533-5900 – dpm@dpm.srv.br
O conteúdo dos artigos assinados no site e no boletim SnifDoctor é de responsabilidade de cada um dos colaboradores. As opiniões neles impressas não refletem, necessariamente, a posição desta Editora.
Não é permitida a reprodução de textos, total ou parcial sem a expressa autorização da DPM.
Informações adicionais poderão ser solicitadas pelo e-mail editor@snifdoctor.com.br. Qualquer problema, ou dificuldade de navegação poderá ser atendido pelo serviço de suporte SnifDoctor, pelo e-mail dpm@dpm.srv.br

Seu IP: 35.171.146.16 | CCBot/2.0 (https://commoncrawl.org/faq/)