Hora certa:
 

Noticias

Pesquisas revelam que vacinação anti- HPV está abaixo do patamar esperado no mundo

Um grupo de 70 médicos brasileiros da Oncologia D’Or (Rede D’Or São Luiz) está acompanhando de perto as novidades e inovações do ASCO, maior encontro da Sociedade Americana de Oncologia Clínica, que acontece em Chicago. Uma das mesas de discussões do evento trouxe à tona as baixas taxas ao redor do mundo de vacinação anti- HPV (Vírus do Papiloma Humano), associado às verrugas genitais e diversos tipos de câncer como o de colo de útero, ânus, pênis, vulva e orofaringe.

Apesar da comprovada eficácia e segurança, sustentabilidade e custo-benefício da vacina, pesquisas apontam para o perigo das chamadas fake news, sobretudo em mídias sociais,  com o objetivo de desencorajar os pais a promover a vacinação em seus filhos. Uma pesquisa publicada pela médica brasileira Dra. Angélica Rodrigues e pelo médico oncologista brasileiro da Rede D’Or, Dr. Markus Gifoni, entre outros autores, indicou uma preocupante queda da cobertura vacinal entre os anos de 2014 e 2015 em toda a América Latina e o desconhecimento da maioria das pessoas acerca do tema. Apenas 40% dos brasileiros ouvidos em 7 grandes cidades conheciam a relação do vírus com o Câncer e apenas 8% conheciam a existência de uma vacina disponível pelo SUS.

Para o Dr Markus Gifoni é necessário um maior compromisso dos médicos, meios de comunicação, incluindo as mídias sociais, para difusão de informações de qualidade. “Precisamos evitar a difusão de falsas informações (fake news) e aumentar a adoção de estratégias mais eficientes que possam aumentar a cobertura vacinal, como a promoção de campanhas que fortaleçam o conhecimento da associação do HPV com o câncer, além de disponibilizarmos a vacinação nas escolas.”, afirma Dr. Markus.

 Para Paulo Hoff, presidente da Oncologia D’Or, os resultados apresentados nestes encontros melhoram o tratamento em diversos tipos de câncer. A presença de médicos brasileiros no evento permite que estes tratamentos sejam incorporados e disseminados mais rapidamente em nosso país, e que mais pacientes se beneficiem dos mesmos.

Artigos

ver tudo

Banner SBH

Banner Snifbrasil

Banner DPM


SnifDoctor é uma publicação

(11) 5533-5900 – dpm@dpm.srv.br
O conteúdo dos artigos assinados no site e no boletim SnifDoctor é de responsabilidade de cada um dos colaboradores. As opiniões neles impressas não refletem, necessariamente, a posição desta Editora.
Não é permitida a reprodução de textos, total ou parcial sem a expressa autorização da DPM.
Informações adicionais poderão ser solicitadas pelo e-mail editor@snifdoctor.com.br. Qualquer problema, ou dificuldade de navegação poderá ser atendido pelo serviço de suporte SnifDoctor, pelo e-mail dpm@dpm.srv.br

Seu IP: 35.171.146.16 | CCBot/2.0 (https://commoncrawl.org/faq/)