Hora certa:
 

Noticias

Neurologia e sono merecem destaque especial em Congresso pioneiro

 NEURODC•19 trará novidades sobre as 24 áreas de atuação da especialidade, com renomados professores de todo o mundo   
 
De 1º a 4 de agosto, a cidade de Campinas, localizada no interior de São Paulo, receberá um novo e importante encontro para a atualização e desenvolvimento profissional da Medicina do Brasil. Trata-se da I Convenção Nacional dos Departamentos Científicos, NEURODC•19, que reunirá as 24 áreas de atuação da Neurologia.  
 
Organizada pela Academia Brasileira de Neurologia (ABN), a programação conta com mesas e simpósios sobre o que há de mais avançado em tratamentos, fármacos, pesquisas, novas tecnologias e campos do ensino.  Estão confirmadas as presenças de renomados professores nacionais e internacionais, como o dr. Ivan Mascanfroni dos Estados Unidos, a dra. Andrea Slachevsky do Chile e o dr. Florian P. Thomas também dos Estados Unidos.   
 
Neurologia e o sono  
 
O Departamento Cientifico de Sono da ABN trará atividades imperdíveis sobre os temas mais interessantes e impactantes do campo, em 3 de agosto, das 8h às 18h. A missão desse primeiro encontro, que reunirá experientes clínicos e pesquisadores na área do Sono com neurologistas jovens e seniores, é facilitar o aprendizado, permitir a troca de experiências e criar vínculos para o intercâmbio de saberes na área, incrementando o nível de qualificação e de assistência neste campo. 
 
Segundo a dra. Clélia Maria Ribeiro Franco, coordenadora do DC, serão abordados temas que tratam de transtornos de alta prevalência, como insônia, apneia do sono e a síndrome das pernas inquietas, uma vez que estes transtornos causam grande impacto na saúde da população adulta e pediátrica, com múltiplas repercussões negativas decorrentes da  privação crônica do sono associada a estas condições.  
 
Ainda de acordo com a coordenadora do departamento, além dos temas já citados, será abordado as novidades sobre o Sistema Glinfático. “Essa recente descrição sobre o sistema glinfático mostra que, funcionando como o sistema linfático do sistema nervoso, ele reforça o entendimento do papel biológico essencial do Sono como grande mantedor do equilíbrio metabólico”, argumenta Clélia Franco.   
 
A programação será divida em quatro blocos que tratarão da hipersonia, insônia, distúrbios do movimento em sono, transtornos respiratórios em Sono, Apneia do Sono, transtornos do sono em crianças, entre outros assuntos relativos ao sono. Ao longo do dia serão apresentados diversos trabalhos sobre os assuntos em pauta, onde os palestrantes irão destacar novidades de cada tema, pelos dados de suas pesquisas e pelo mais recente publicado na literatura cientifica internacional.  
 
O NEURODC•19, no que tange particularmente à programação destinada ao sono e distúrbios relacionados, tem como público-alvo neurologistas, residentes da área, acadêmicos, além cirurgiões dentistas, fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, psiquiatras, pneumologistas, otorrinolaringologistas, clínicos, pediatras e técnicos em polissonografia, entre outros profissionais.  
A grade de atividades completa do NEURODC•19 pode ser acessada em http://neurodc.com.br/.  

Artigos

ver tudo

Banner SBH

Banner Snifbrasil

Banner DPM


SnifDoctor é uma publicação

(11) 5533-5900 – dpm@dpm.srv.br
O conteúdo dos artigos assinados no site e no boletim SnifDoctor é de responsabilidade de cada um dos colaboradores. As opiniões neles impressas não refletem, necessariamente, a posição desta Editora.
Não é permitida a reprodução de textos, total ou parcial sem a expressa autorização da DPM.
Informações adicionais poderão ser solicitadas pelo e-mail editor@snifdoctor.com.br. Qualquer problema, ou dificuldade de navegação poderá ser atendido pelo serviço de suporte SnifDoctor, pelo e-mail dpm@dpm.srv.br

Seu IP: 35.171.146.16 | CCBot/2.0 (https://commoncrawl.org/faq/)