Hora certa:
 

Noticias

A principal revista de Neurologia da América Latina é do Brasil

No Brasil, a pesquisa cresce progressivamente com o passar dos anos e, no campo da neurologia, não é diferente. Um dos indícios desse cenário é a Revista Arquivos de Neuro-Psiquiatria, produção nacional e considerada a principal revista de neurologia da América Latina.  

Criada em 1972, o periódico tem mais de 75 anos e é órgão oficial da Academia Brasileira de Neurologia (ABN). O intuito é disponibilizar publicações científicas, produzidas por pesquisadores brasileiros, ou de diferentes nacionalidades, que detenham estudos com grande relevância científica.  

“Procuramos materiais que possam ser úteis para o avanço do conhecimento científico e na prática clínica de neurologia” pontuou Paulo Caramelli, um dos editores-chefes e professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais.  

Publicada mensalmente, a revista é impressa e digital. Os que têm contato com ela em papel são os membros da ABN, assinantes da revista, sendo estes últimos, em sua grande maioria, residentes no Brasil. 

Já a versão eletrônica, disponibilizada através da plataforma Scielo, é um bom fator de impacto por permitir acesso livre, tornando a periódico ainda mais atraente.  

De acordo com Hélio Teive, Professor Associado de Neurologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e editor chefe, a revista permite que os assinantes entrem em contato com diversos materiais que contribuam para a divulgação dos avanços no campo “Eles têm disponíveis artigos originais, revisões, editoriais, notas históricas, neuroimagens e cartas”, completou.  

O conteúdo é escolhido cuidadosamente por uma equipe qualificada, formada por mais de 100 pessoas dividas entre editores chefes, editores associados e conselho editorial. Em média, são recebidos de 12 a 15 artigos por semana, os quais são avaliados incialmente e, caso seja aprovado, é encaminhado para o julgamento de um editor associado com expertise na respectiva área. 

“Esses artigos ainda, em sua maioria, são brasileiros, mas nós temos um crescente de trabalhos de outros países latino-americanos – Argentina, Chile e México –e também outros países desde Europa, Ásia e América do Norte. É uma revista internacional e respeitada”, enfatizou Caramelli.  

Não existe um número exato de trabalhos apresentados. Entretanto, a média gira em torno de 8 a 10 artigos originais, 1 ou 2 de revisão, 2 na categoria de imagem de neurologia e outros 1 ou 2 artigos de história. Todos são divulgados contendo um resumo em inglês e outro em português, sendo que o texto principal é sempre tido na língua inglesa.  

???????Com a finalidade de divulgar a produção científica em Neurologia, a revista destaca-se no cenário latino-americano e mundial “Não há nenhuma outra publicação com tantas bases de dados. O Brasil é o país da América Latina com maior número de revistas com essa base de dados, e a Arquivos tem mais de 150 artigos brasileiros”, comentou.  
  

Artigos

ver tudo

Banner SBH

Banner Snifbrasil

Banner DPM


SnifDoctor é uma publicação

(11) 5533-5900 – dpm@dpm.srv.br
O conteúdo dos artigos assinados no site e no boletim SnifDoctor é de responsabilidade de cada um dos colaboradores. As opiniões neles impressas não refletem, necessariamente, a posição desta Editora.
Não é permitida a reprodução de textos, total ou parcial sem a expressa autorização da DPM.
Informações adicionais poderão ser solicitadas pelo e-mail editor@snifdoctor.com.br. Qualquer problema, ou dificuldade de navegação poderá ser atendido pelo serviço de suporte SnifDoctor, pelo e-mail dpm@dpm.srv.br

Seu IP: 35.171.146.16 | CCBot/2.0 (https://commoncrawl.org/faq/)