Hora certa:
 

Noticias

USP faz campanha com exames gratuitos de glicemia, colesterol e pressão arterial

Nos dias 24, 25 e 26 de setembro, a população de São Paulo será contemplada com exames gratuitos de glicemia e colesterol, medição da pressão arterial e da circunferência abdominal. Serão fornecidas também orientações sobre as doenças crônicas, saúde e bem-estar. O evento ocorre na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo, das 8h às 13h.

Pacientes que tiverem duas leitura de índices de pressão arterial acima de 140x90 mmHg terão resultado conferido em uma aferição manual e, posteriormente, por meio de um aparelho, para verificar se sofrem com uma das arritmias que mais causam o Acidente Vascular Cerebral (AVC) tromboembólico, a Fibrilação Atrial.

A Campanha de Diabetes, Hipertensão e Colesterol do projeto tem como objetivo oferecer informações sobre prevenção e tratamentos para toda a comunidade. 
Quando surgiu, há mais 20 anos, a meta da ação era proporcionar aprendizado aos alunos. Com o passar o tempo, ganhou força e tradição, aumentando as suas proporções e contando, atualmente, com mais de 100 alunos voluntários. Para realizar os exames, não é necessário estar em jejum. Quem preferir comparecer desta maneira, no entanto, não deve interromper o uso de medicamentos contínuos.

O LDL se acopla às paredes das artérias, podendo causar o entupimento das veias. Um agravante é que a hipercolesterolemia não causa sinais e sintomas na maioria dos pacientes e, portanto, sua detecção precoce, como no caso de uma campanha como esta, pode salvar vidas ou dar condições de vida saudável a muitos indivíduos em risco. Em novembro, será realizado evento semelhante, com teste de fibrilação atrial em todos os participantes.

Também são fatores de risco a diabetes e a hipertensão, outras doenças abordadas neste evento. Além dos testes de glicemia, colesterol, medições da pressão arterial e da circunferência abdominal, a novidade desta campanha é a Triagem da Fibrilação Atrial. Para isso, será utilizado um aparelho bastante simples, mas inovador: por meio da aferição de pressão arterial, ele identifica a FA, arritmia que mais ocasiona o Acidente Vascular Cerebral (AVC) de causa tromboembólica. Segundo o Ministério da Saúde, o AVC é segunda maior causa de mortes no Brasil, além de ser a doença que mais debilita pacientes.

A identificação prévia e o início do tratamento correto fazem com que as consequências da FA sejam totalmente evitáveis, por isso campanhas como essas são tão importantes para ajudar na prevenção destas doenças. Por ano, ocorrem cerca de 360 mil óbitos associados a doenças do sistema circulatório no Brasil. Em todo o mundo, são 17 milhões em decorrência dessas complicações.
Mais informações: campanhadhc@usp.br

  

Artigos

ver tudo

Banner SBH

Banner Snifbrasil

Banner DPM


SnifDoctor é uma publicação

(11) 5533-5900 – dpm@dpm.srv.br
O conteúdo dos artigos assinados no site e no boletim SnifDoctor é de responsabilidade de cada um dos colaboradores. As opiniões neles impressas não refletem, necessariamente, a posição desta Editora.
Não é permitida a reprodução de textos, total ou parcial sem a expressa autorização da DPM.
Informações adicionais poderão ser solicitadas pelo e-mail editor@snifdoctor.com.br. Qualquer problema, ou dificuldade de navegação poderá ser atendido pelo serviço de suporte SnifDoctor, pelo e-mail dpm@dpm.srv.br

Seu IP: 3.235.75.174 | CCBot/2.0 (https://commoncrawl.org/faq/)