Hora certa:
 

Noticias

Dor no joelho ao correr: principais causas, sintomas e tratamento

"A maioria dos praticantes do esporte realiza a atividade sem nenhum tipo de orientação e pode sofrer as consequências de uma corrida inadequada, principalmente no joelho", alerta o Dr. Edson Santiago, fisioterapeuta esportivo.

A corrida é um esporte que pode ser praticado por pessoas de todas as idades que buscam diversos objetivos, seja profissional, buscar o emagrecimento, por hobby/lazer ou para melhorar o condicionamento físico. Traz diversos benefícios para o praticante, mas, assim como qualquer atividade física de alto impacto, se não for realizada com o acompanhamento de um profissional, pode trazer malefícios como dores musculares e articulares.

“Existem inúmeras causas para as dores no joelho durante ou após uma corrida, pois, o impacto contínuo sobre as articulações é até três vezes maior que o peso do praticante, o que pode acarretar muitas vezes no desequilíbrio da musculatura, gerando sobrecarga na cartilagem articular e maior necessidade de estabilização dos ligamentos, sobrecarregando a lesão”, relata Dr. Edson Santiago, Fisioterapeuta Esportivo, especialista em Musculoesquelética e Pesquisador em Dor pela Santa Casa de São Paulo.

As anomalias mais comuns são:

-Condromalácia: uma alteração da cartilagem que reveste a patela por dentro;
-Tendinite Patelar: inflamação de um tendão;
-Síndrome Iliotibial: inflamação no tecido conectivo do quadril às proximidades do joelho e a região do fêmur;
-Tendinite da "pata de ganso": hipersolicitação na região que tensiona os três tendões da tíbia (sartório, grácil e semitendinoso) gerando uma inflamação local.

“Algumas dicas são bastante valiosas para evitar ou aliviar a dor no joelho ao correr, como aplicar gelo no local da dor por pelo menos 30 minutos, logo após a corrida e algumas vezes ao dia. Em caso de dor lateral do joelho, aplicar automassagem na região lateral da coxa com um rolo, fazer exercícios localizados para fortalecer a musculatura do joelho e quadril, manter o equilíbrio com boas horas de sono e alimentação saudável, e só aumente o volume do seu treino com orientação de um profissional”, completa Dr. Santiago.

 

Artigos

ver tudo

Banner SBH

Banner Snifbrasil

Banner DPM


SnifDoctor é uma publicação

(11) 5533-5900 – dpm@dpm.srv.br
O conteúdo dos artigos assinados no site e no boletim SnifDoctor é de responsabilidade de cada um dos colaboradores. As opiniões neles impressas não refletem, necessariamente, a posição desta Editora.
Não é permitida a reprodução de textos, total ou parcial sem a expressa autorização da DPM.
Informações adicionais poderão ser solicitadas pelo e-mail editor@snifdoctor.com.br. Qualquer problema, ou dificuldade de navegação poderá ser atendido pelo serviço de suporte SnifDoctor, pelo e-mail dpm@dpm.srv.br

Seu IP: 3.227.249.234 | CCBot/2.0 (https://commoncrawl.org/faq/)