Hora certa:
 

Noticias

Câncer e coração: “cardioncologia na prática clínica”

Num Brasil com tantas diferenças sociais e econômicas, onde muitas vezes não há infraestrutura de saúde suficiente ou condições de acesso a atualizações médicas, o termo cardioncologia chega a ser desconhecido pelos profissionais das duas áreas (cardiologia e oncologia) ou clínicos gerais.
 
Com o objetivo de atender a esta demanda e, ao mesmo tempo, proporcionar melhora no tratamento e na qualidade de vida dos pacientes oncológicos, o médico Cardiologista e coordenador do Serviço de Cardiologia do Hospital Leforte, Dr Heron Rached, lança o livro “Cardioncologia na prática clínica”, no Rio de Janeiro. Na sequência, a obra também será apresentada ao público em São Paulo, no dia 29/10, na Galeria Proarte.
 
“Nosso propósito é atualizar e conduzir a cardioncologia de forma acessível,  principalmente para médicos que atuam como clínicos em regiões mais remotas e que acabam não tendo tempo de buscar atualizações nesta área, hoje restrita a cardiologistas e oncologistas”, destaca o Dr. Heron Rached, que atua como um dos coordenadores-autores da publicação.

Apesar da abordagem já tradicional em alguns grandes centros, a cardioncologia  ainda é pouco difundida no Brasil. A avaliação do impacto da cardiotoxicidade (efeitos da terapia oncológica sobre o coração) é restrita no País. Consensos internacionais apontam que aproximadamente 30% dos pacientes que conseguiram sobreviver ao câncer deverão apresentar algum grau de cardiotoxicidade, ou seja, algum tipo de problema na área cardiológica. A América Latina pode vivenciar um aumento de mais de 90% em novos casos de câncer até 2035, devido a fatores como o envelhecimento e o crescimento da população, segundo a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC).
 
Por estes motivos, o livro apresenta de forma didática, rápida e clara as informações imprescindíveis sobre os efeitos do tratamento oncológico em pacientes cardiopatas, buscando auxiliar o profissional na tomada de decisão pelo melhor tratamento ao seu paciente.
 
A publicação também aborda importantes características das drogas quimioterápicas, tipos de radioterapias e impactos no sistema cardiovascular, além de particularidades das interações farmacológicas e do atendimento das situações de emergência em pacientes cardiopatas com câncer, ou oncológicos, com manifestação aguda da doença cardiovascular.
 
 
Lançamentos “Cardioncologia na prática clínica”
 
29/10/2019 – São Paulo
Galeria Proarte
Endereço: Al. Gabriel Monteiro da Silva 1644
Horário: 20h
 
 

Artigos

ver tudo

Banner SBH

Banner Snifbrasil

Banner DPM


SnifDoctor é uma publicação

(11) 5533-5900 – dpm@dpm.srv.br
O conteúdo dos artigos assinados no site e no boletim SnifDoctor é de responsabilidade de cada um dos colaboradores. As opiniões neles impressas não refletem, necessariamente, a posição desta Editora.
Não é permitida a reprodução de textos, total ou parcial sem a expressa autorização da DPM.
Informações adicionais poderão ser solicitadas pelo e-mail editor@snifdoctor.com.br. Qualquer problema, ou dificuldade de navegação poderá ser atendido pelo serviço de suporte SnifDoctor, pelo e-mail dpm@dpm.srv.br

Seu IP: 18.205.176.85 | CCBot/2.0 (https://commoncrawl.org/faq/)