Hora certa:
 

Noticias

Há diferença na alimentação de diabéticos dos tipos 1 e 2?

Há diferenças na alimentação dos pacientes diagnosticados com diabetes dos tipos 1 e 2? Segundo Cristiane Hanashiro, nutricionista da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo, não há uma alteração específica na dieta de diabéticos dos tipos 1 e 2. Ela ressalta, porém, que cuidar da alimentação com a ajuda de um profissional é importante para ambos. "É fundamental que os diabéticos busquem ajuda especializada e tenham um cardápio personalizado para as necessidades nutricionais, pois, assim, conseguem manter o bom funcionamento do organismo e manter o controle dos níveis de glicose", explica a profissional.

O diabetes é uma doença metabólica crônica que, segundo dados da Organização Mundial da Saúde , atinge 16 milhões de brasileiros e cuja taxa de incidência cresceu 61,8% mundialmente, nos últimos dez anos.

Tipos de diabetes

Roberto Abrão Raduan, endocrinologista da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo, explica as diferenças entre os dois tipos da doença. "O diabetes do tipo 1 geralmente é diagnosticado na infância ou adolescência e está relacionado a uma incapacidade do pâncreas em produzir a insulina, hormônio que regula o aproveitamento do açúcar no organismo e o nível de glicose no sangue. Já o tipo 2 ocorre quando o organismo não consegue usar de forma adequada a insulina que produz. Assim, o nível de glicose no sangue se mantém elevado. Esse tipo de diabetes é desenvolvido geralmente na vida adulta, mas com o crescimento da obesidade infantil existe um número cada vez maior da doença nessa população, causada pela má alimentação e pelo sedentarismo", afirma.

Alimentação como aliada no controle do diabetes

Cristiane esclarece que a falta de atenção com a alimentação pode ajudar no surgimento do diabetes. "Uma boa educação alimentar e a prática de atividades físicas são cruciais para a prevenção do diabetes, pois a exposição a fatores de riscos como o consumo excessivo de doces e carboidratos aumentam a probabilidade do aparecimento da doença. Muitas pessoas têm deixado de ter uma alimentação saudável, optando pelo fastfood, refrigerantes e alimentos industrializados, o que tem aumentado a incidência do diabetes, assim como o sobrepeso e a obesidade, que também são fatores de risco", ressalta a especialista.

 

Artigos

ver tudo

Banner SBH

Banner Snifbrasil

Banner DPM


SnifDoctor é uma publicação

(11) 5533-5900 – dpm@dpm.srv.br
O conteúdo dos artigos assinados no site e no boletim SnifDoctor é de responsabilidade de cada um dos colaboradores. As opiniões neles impressas não refletem, necessariamente, a posição desta Editora.
Não é permitida a reprodução de textos, total ou parcial sem a expressa autorização da DPM.
Informações adicionais poderão ser solicitadas pelo e-mail editor@snifdoctor.com.br. Qualquer problema, ou dificuldade de navegação poderá ser atendido pelo serviço de suporte SnifDoctor, pelo e-mail dpm@dpm.srv.br

Seu IP: 3.93.75.242 | CCBot/2.0 (https://commoncrawl.org/faq/)