Hora certa:
 

Noticias

Seis sintomas da leucemia que podem ser confundidos com os de outras doenças

Fevereiro Laranja é o mês dedicado à conscientização sobre a leucemia, tipo de câncer no sangue que afeta a produção dos glóbulos brancos, que têm como principal função a defesa do organismo. Quando detectada em fase inicial, as chances de cura da doença aumentam consideravelmente.

De acordo com o hematologista do Hospital Amaral Carvalho (HAC), Iago Colturato, alguns sintomas, no entanto, podem ser confundidos com os de outras doenças, prejudicando o diagnóstico precoce e o tratamento.  Veja a lista dos seis principais:
 
1 - Febre ou calafrios
A maioria das pessoas já teve febres ou sentiu calafrios pelo menos uma vez na vida, sintomas comuns de infecções virais ou bacterianas, como gripes e resfriados. Quando são persistentes e não acompanhados de coriza, tosses ou espirros, podem ser importantes sinais de alerta para a leucemia.
 
2 - Fraqueza
Quem tem anemia, por exemplo, sabe o que é sentir fraqueza e fadiga, mas esses sinais podem estar diretamente ligados ao diagnóstico de leucemia.
 
3 - Perda de peso
Viroses, alterações gastrointestinais e até problemas de tireoide podem levar à perda de peso inesperada. No entanto, quando não há motivo aparente para a baixa dos dígitos na balança, é preciso ficar atento e consultar um médico.
 
4 - Hematomas
Você provavelmente já encontrou manchas roxas pelo corpo sem nem lembrar onde poderia ter batido. São comuns pequenos traumatismos resultantes de esbarrões ou decorrentes de esforço. Mas quando essas manchas começam a aparecer com frequência, em maior quantidade e sem causa aparente, podem indicar alguma doença do sangue, como leucemia.
 
5 - Manchas vermelhas na pele
Manchas vermelhas podem indicar alergias, urticárias ou doenças virais. Contudo, as pintinhas avermelhadas na pele também são comuns em pacientes com leucemia.
 
6 - Suor excessivo
Além da conhecida menopausa, a sudorese em excesso pode ser sintoma de hipoglicemia. Mas quando ocorre, especialmente de noite, pode indicar outras doenças, como leucemia.
 
Outros sintomas

Infecções frequentes ou graves, nódulos linfáticos inchados (no pescoço, axilas e/ou virilha), desconforto abdominal, hemorragias ou dores nos ossos e articulações estão entre os principais sintomas que podem levar ao diagnóstico de leucemia.

Colturato explica que é importante procurar atendimento imediatamente, sempre que notar qualquer alteração no corpo. “Mesmo que a febre seja apenas de uma gripe ou o cansaço pareça reflexo do estresse, as pessoas não devem deixar de consultar um médico para averiguar os sintomas e receberem ajuda especializada o quanto antes”, comenta.
 
 
 
 
 

Artigos

ver tudo

Banner SBH

Banner Snifbrasil

Banner DPM


SnifDoctor é uma publicação

(11) 5533-5900 – dpm@dpm.srv.br
O conteúdo dos artigos assinados no site e no boletim SnifDoctor é de responsabilidade de cada um dos colaboradores. As opiniões neles impressas não refletem, necessariamente, a posição desta Editora.
Não é permitida a reprodução de textos, total ou parcial sem a expressa autorização da DPM.
Informações adicionais poderão ser solicitadas pelo e-mail editor@snifdoctor.com.br. Qualquer problema, ou dificuldade de navegação poderá ser atendido pelo serviço de suporte SnifDoctor, pelo e-mail dpm@dpm.srv.br

Seu IP: 3.209.82.74 | CCBot/2.0 (https://commoncrawl.org/faq/)