Hora certa:
 

  • Jornal SBC

Sociedades

XVII Congresso da SBCBM discutirá pesquisa, ensino e treinamento em cirurgia bariátrica

A cidade de Belém do Pará receberá entre os dias 20 e 23 de outubro a 17ª edição do Congresso da SBCBM (Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica), segunda maior sociedade do mundo, no segmento. O evento é o primeiro a ser realizado na Região Amazônica e acontecerá no Hangar Centro de Convenções reunindo cirurgiões de todas as regiões do país, além de diversos convidados internacionais. Paralelo ao XVII Congresso acontecerá também o evento da IFSO LAC – Congresso Latinoamericano de Cirurgia Bariátrica e Metabólica.

Entre os destaques temas atuais como, por exemplo, novas tecnologias em cirurgia bariátrica, o escore metabólico que será o novo parâmetro de indicação para a cirurgia metabólica, fomento à publicações e financiamento de pesquisas científicas em cirurgia bariátrica, área de atuação, treinamento e residência no SUS, além de um panorama atual e perspectivas da cirurgia metabólica na América Latina.

“Teremos uma gama de cursos no pré-congresso, apresentações em vídeos e também maior tempo de discussão dos temas apresentados pelos palestrantes para promover, ainda mais, a troca de experiências entre os congressistas”, comenta Dr. Josemberg Campos, Presidente da SBCBM.

O XVII Congresso terá início na terça-feira (20.10) com a realização do pré-congresso em sete salas simultâneas. Nos três dias seguintes (entre 21 e 23 de outubro) os congressistas poderão conferir uma rica programação científica com assuntos diversos da área de cirurgia bariátrica e também das especialidades associadas.

“A programação científica foi preparada para que nenhum assunto fique à margem do evento, principalmente os novos temas como SUS e cirurgia metabólica. É uma excelente oportunidade de atualização e trocas de ideias para encontrarmos caminhos viáveis no combate a essa epidemia mundial que é a obesidade”, explica o Dr. João Caetano Marchesini, Presidente da Comissão Científica do evento.

“Além de poderem apreciar a pluralidade do Pará e da cidade de Belém, teremos algumas novidades na formatação do evento e esta edição será ainda mais interativa”, conta o Dr. Luiz Claudio Lopes Chaves, Presidente da Comissão Organizadora.

A programação completa com todos os assuntos que serão abordados nos simpósios, módulos e palestras, bem como dicas e indicações de pontos turísticos estão no site do XVII Congresso da SBCBM. (www.sbcbm2015.com.br). 

Destaques da Programação XVII Congresso da SBCBM

Terça-feira, 20 de outubro (pré-congresso)

O primeiro dia de atividades será marcado pelos cursos pré-congresso. Em sete salas os jovens cirurgiões e residentes de cirurgia poderão conferir diversas apresentações que contribuirão com a especialização no segmento, com os temas: “Urgências e complicações em cirurgia bariátrica”, “Endoscopia bariátrica”, “Dicas, truques e novas tecnologias em cirurgia bariátrica”, módulo que apresentará caminhos seguros para que a cirurgia ocorra sem intercorrências e como resolvê-las, caso aconteçam, “Gerenciando uma clínica bariátrica” com uma abordagem didática e noções de assuntos estratégicos de gestão, que não envolvem o cirurgião diretamente e “SUS”.

Este último uma inovação no Congresso, já que após o reconhecimento como área de atuação, os serviços de cirurgia bariátrica já podem solicitar credenciamento no SUS. Entre outros assuntos serão abordados e explicados temas como o rol de procedimentos da tabela SUS, os critérios para habilitar os estabelecimentos de saúde em serviços de alta complexidade para indivíduos com obesidade, honorários, como a área de atuação pode ajudar a expandir o acesso à cirurgia bariátrica pelo SUS, além de um panorama geral da cirurgia bariátrica no Brasil realizada pelo SUS.

A programação do dia conta ainda com cursos sobre “Atuação das especialidades associadas à cirurgia bariátrica e metabólica”, “Endo-suturadas” e “Fisioterapia”.

Quarta-feira, 21 de outubro

A programação de quarta-feira começa abordando um tema muito pertinente para os pesquisadores da SBCBM, a publicação científica. As apresentações ficam a cargo de professores editores de revistas científicas nacionais e internacionais que, juntamente com três speakers estrangeiros, ministrarão o “Curso internacional de publicação e financiamento de pesquisa em cirurgia bariátrica”, uma inovação desta edição do Congresso.

Durante a parte da manhã, painéis sobre “Recursos financeiros em pesquisa”, “Submetendo o estudo ao comitê de ética e pesquisa”, “Desenhando um projeto”, “Organizando uma revisão de literatura”, “Introdução à escrita científica”, “Artigos rejeitados o que fazer?”, entre outros, darão orientações e direcionamento aos cirurgiões que pretendem encaminhar artigos às revistas científicas ou aos congressos.

No período da tarde as apresentações voltam o foco para a prática cirúrgica com temas diversos e corriqueiros da especialidade. Destaques para o painel “Como encaminhar nosso paciente para o cirurgião plástico?”, abordando o excesso de pele nos pacientes após a perda de peso significativa e o tema “Contracepção e gestação após cirurgia bariátrica”.

Quinta-feira, 22 de outubro

As discussões e apresentações sobre a prática cirúrgica continuam na quinta-feira com foco mais voltado para o paciente, principalmente nos períodos pré e pós-operatório. Na primeira sessão do dia destaque para o painel sobre a atuação dos “Prebióticos e probióticos” na flora intestinal. Já no período da tarde os temas focam também os pacientes não tão frequentes nas salas de cirurgia. Os painéis sobre “Cirurgia bariátrica em idosos” e “Cirurgia bariátrica em adolescentes” apresentarão as características desses pacientes diferenciados, os cuidados e as condições de cirurgia nessas fases distintas.

Neste dia também terá início a programação paralela do IFSO LAC – Congresso Latinoamericano de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, que reunirá cirurgiões da América Latina e convidados da Europa e Estados Unidos para apresentações do panorama da cirurgia bariátrica em seus respectivos países.

Sexta-feira, 23 de outubro

O último dia do Congresso está reservado para os assuntos sobre cirurgia metabólica, como nos temas “A era da cirurgia metabólica: liberando-se das amarras do IMC” e “O que temos de desfechos em cirurgia metabólica? Como funcionam as cirurgias?”. 

Outro aspecto tratado durante as discussões será a aplicação da cirurgia metabólica no controle de outras comorbidades. A sessão “Novas fronteiras: cirurgia para hipertensão arterial?” apresentará aos congressistas um pouco mais sobre essa nova possibilidade. Também encerrando os trabalhos nesta data, a programação do IFSO LAC destacará o novo método para avaliação de pacientes aptos a realizar a cirurgia metabólica no painel “Novos parâmetros para indicação da cirurgia metabólica: além do IMC”.

Para fechar a sessão, um panorama geral da cirurgia metabólica na América Latina no painel “Situação atual e perspectivas da cirurgia metabólica na América Latina”.

 

SnifDoctor é uma publicação

(11) 5533-5900 – dpm@dpm.srv.br
O conteúdo dos artigos assinados no site e no boletim SnifDoctor é de responsabilidade de cada um dos colaboradores. As opiniões neles impressas não refletem, necessariamente, a posição desta Editora.
Não é permitida a reprodução de textos, total ou parcial sem a expressa autorização da DPM.
Informações adicionais poderão ser solicitadas pelo e-mail editor@snifdoctor.com.br. Qualquer problema, ou dificuldade de navegação poderá ser atendido pelo serviço de suporte SnifDoctor, pelo e-mail dpm@dpm.srv.br

Seu IP: 3.233.219.101 | CCBot/2.0 (https://commoncrawl.org/faq/)