Hora certa:
 

Sociedades

Fortaleza recebe o principal evento de patologia clínica do Brasil

Até 2 de outubro ocorre o principal evento voltado à Patologia Clínica/Medicina Laboratorial do País, na cidade de Fortaleza (CE). O 49º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (49º CBPC/ML) e o 1º Congresso Brasileiro de Informática Laboratorial (1º CBIL) apresentam juntos mais de 100 atividades aos participantes.

Cada um dos Congressos possui sua programação exclusiva com conferências, mesas redondas, conferências magnas com participantes internacionais, curso pré-congresso e encontros com especialistas. A Conferência Magna que ocorre no dia 30 de setembro é a única comum aos dois eventos e conta com palestra do especialista em inovações Clemente Nóbrega sobre Disrupção em Medicina Laboratorial.

O Congresso também recebe convidados estrangeiros, como a médica croata Ana-Maria Simundic que fala sobre a fase pré-analítica nos exames laboratoriais, tema do seu grupo de trabalho na Federação Europeia de Química Clínica (EFLM, na sigla em inglês). Também está confirmada a participação do médico e PhD William Morice II, da Clínica Mayo dos EUA, que apresenta palestra sobre as novas abordagens para a interação na solicitação de exames e emissão de laudos.

Entre as atividades da 49º CBPC/ML, destaca-se ainda o lançamento da segunda edição do livro Diretriz para a Gestão e Garantia da Qualidade de Testes Laboratoriais Remotos (TLR) da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial, que acontece  no dia 30 de setembro. O livro tem o apoio das empresas Abbott, Hemocue, Mex Global Group, Radiometer e Roche. Conhecido também como Point-of-Care Testing (POCT), TLR é uma tecnologia cada vez mais utilizada para se obter resultados rápidos. Quem estiver inscrito regularmente no Congresso pode adquirir um exemplar gratuito do livro e poderá retirá-lo no estande da SBPC/ML.

Já o 1º CBIL conta com o lançamento do livro eletrônico Posicionamento 2015 da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial em Tecnologia da Informação em Medicina Laboratorial, produzido pelo Comitê de TI da SBPC/ML, com apoio das empresas Matrix, Pixeon, Shift, Sysplan e Veus. Trata-se de uma iniciativa inovadora no que diz respeito ao uso da tecnologia na medicina diagnóstica.

Também serão oferecidos Cursos Pré-Congresso e para participar, não é necessário estar inscrito no 49º CBPC/ML ou no 1º CBIL. Entretanto, as vagas são limitadas. Os cursos serão realizados no dia 28 de setembro e têm a duração de um dia inteiro, ou de meio período, com aulas pela manhã ou de tarde. A programação dos dois congressos está disponível no site www.cbpcml.org.br, na seção "Programação".

"O Congresso, referência em Patologia Clínica/Medicina Laboratorial, este ano conta com a apresentação de inovações para o segmento e uma discussão sobre Health economics, que consiste na avaliação da aplicação de tecnologias e custo-efetividade na saúde, além de uma palestra a respeito de novos marcadores sorológicos para controle do diabetes. Outro destaque é a primeira edição do Congresso Brasileiro de Informática Laboratorial que apresenta as últimas tendências no que diz respeito ao uso da tecnologia para auxilio no diagnóstico remoto, o que facilita o tratamento de inúmeros pacientes em todo o Brasil", destaca Dra. Paula Fernandes Távora, presidente da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial.

Website do evento: http://www.cbpcml.org.br

SnifDoctor é uma publicação

(11) 5533-5900 – dpm@dpm.srv.br
O conteúdo dos artigos assinados no site e no boletim SnifDoctor é de responsabilidade de cada um dos colaboradores. As opiniões neles impressas não refletem, necessariamente, a posição desta Editora.
Não é permitida a reprodução de textos, total ou parcial sem a expressa autorização da DPM.
Informações adicionais poderão ser solicitadas pelo e-mail editor@snifdoctor.com.br. Qualquer problema, ou dificuldade de navegação poderá ser atendido pelo serviço de suporte SnifDoctor, pelo e-mail dpm@dpm.srv.br

Seu IP: 3.235.45.196 | CCBot/2.0 (https://commoncrawl.org/faq/)