Hora certa:
 

  • Jornal SBC

Sociedades

SBI promove Webmeeting sobre Imunizações e Medicina de Viagens

Reforçando sua bandeira em prol do desenvolvimento da especialidade, a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) promove, em 28 de outubro, das 19h às 21h, Webmeeting – que integra o projeto de educação continuada, sob o tema imunizações para viajantes. A atividade ocorrerá online, visando atingir um público mais amplo para intensificar o intercâmbio científico, técnico, cultural e social.

“Uma semana antes do webmeeting, os inscritos receberão um e-mail com o link e a senha para acessarem. O evento será transmitido diretamente do auditório da AMB e poderá ser assistido online, permitindo a interação do espectador, e posteriormente on demand, com conteúdo disponível por um ano.”, explica Érico Arruda, presidente da SBI.

Dr. Jessé Reis Alves, membro do Comitê Científico de Medicina de Viagem da SBI, será um dos palestrantes, compartilhando sua experiência na Libéria, onde passou 5 semanas trabalhando conjuntamente à Organização Mundial de Saúde (OMS) no time de controle de infecção do Ebola.

“Discorrei sobre minha vivência pessoal, na qual fui enviado em missão no final de 2014. Destacarei a necessidade de respostas rápidas e organizadas em casos de emergências de saúde, como ocorreu com a epidemia de Ebola no continente africano. Não é algo distante de nós, por isso devemos assumir a responsabilidade e pensar em ações de contingência para diversas doenças negligenciadas em todo o mundo, em especial na África”, informa o dr. Jessé.

Para falar sobre a posição do Brasil quanto ao desenvolvimento da vacina contra a Dengue, haverá seminário da dra. Rosana Richtmann, membro do Comitê de Imunizações. “Vários laboratórios seguem com estudos em andamento. Acredito que até o final do ano teremos uma vacina já aprovada pela ANVISA. Levantarei uma discussão acerca das indicações e das faixas etárias que poderemos indicar tal proteção”.

A especialista também abordará a epidemiologia da doença no país, apontando o crescimento no número de infectados nos últimos anos e a epidemia que acometeu São Paulo recentemente. Ainda, debaterá a implantação ou não da vacina contra a Dengue no Plano Nacional de Imunização.

A infectologista Marta Heloísa Lopes, coordenadora do Comitê de Imunizações da SBI, tratará das novas recomendações da OMS para vacinação contra febre amarela – as quais indicam aplicação em dose única. Na ocasião, a dra. Marta incentivará uma reflexão quanto aos prós e contras.

O presidente da entidade, Érico Arruda, ressalta, ainda, os compromissos com as demandas nacionais. “O webmeeting é mais uma ação cujo objetivo é contribuir à melhor atualização científica dos infectologistas brasileiros e, por conseguinte, ao atendimento de saúde mais especializado. Assim, as federadas deverão incentivar reuniões locais para assistir o evento, mas os infectologistas podem participar através de conexão de seu próprio computador, onde quer que estejam”, conclui. 

 

SnifDoctor é uma publicação

(11) 5533-5900 – dpm@dpm.srv.br
O conteúdo dos artigos assinados no site e no boletim SnifDoctor é de responsabilidade de cada um dos colaboradores. As opiniões neles impressas não refletem, necessariamente, a posição desta Editora.
Não é permitida a reprodução de textos, total ou parcial sem a expressa autorização da DPM.
Informações adicionais poderão ser solicitadas pelo e-mail editor@snifdoctor.com.br. Qualquer problema, ou dificuldade de navegação poderá ser atendido pelo serviço de suporte SnifDoctor, pelo e-mail dpm@dpm.srv.br

Seu IP: 3.233.219.101 | CCBot/2.0 (https://commoncrawl.org/faq/)