Hora certa:
 

  • Jornal SBC

Sociedades

ABHH lança campanha de conscientização sobre neutropenia

A Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH) lança campanha de conscientização “Não deixe a Neutropenia interromper o tratamento”. A neutropenia é uma doença caracterizada pela redução dos glóbulos brancos, seguida pela diminuição da imunidade. Frequente em pacientes com câncer em quimioterapia, a neutropenia pode ser prevenida a partir da avaliação dos riscos por onco-hematologistas, nas fases pré e durante o tratamento.  A campanha será lançada no Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (HEMO 2016), realizado entre os dias 10 e 13 de novembro, na cidade de Florianópolis, Santa Catarina.

“A queda na imunidade prejudica o tratamento e, em casos mais graves, há a necessidade da interrupção da quimioterapia, o que impede a evolução do plano de tratamento do médico para que o câncer seja tratado e curado da melhor forma possível, sem que a qualidade de vida do paciente seja afetada de forma brusca. Por isso é necessário que o médico avalie o risco de neutropenia antes e durante a quimioterapia, a partir de sinais como desnutrição, hemoglobina menor que 12 gl/dl, presença de doenças hepática, renal ou cardíaca”, informa Eduardo Rego, diretor da ABHH.

As doenças onco-hematológicas mais frequentes como Linfoma de Hodgkin, Linfoma Não-Hodgkin, Leucemia Linfocítica Crônica, mieloma múltiplo e síndrome mielodisplásica, necessitam de uma avaliação e atenção especial do hematologista para que a neutropenia não se manifeste. “Atualmente, existem medicamentos que podem ser utilizados de forma profilática, ou seja, antes da queda da imunidade, o que evita a suspensão da quimioterapia, e consequentemente, mantém o bem-estar do paciente”, completa Rego. A medicação utilizada para profilaxia da neutropenia é injetável e pode ser utilizada apenas uma dose a cada ciclo de quimioterapia.

 

Artigos

ver tudo

Banner SBH

Banner Snifbrasil

Banner DPM


SnifDoctor é uma publicação

(11) 5533-5900 – dpm@dpm.srv.br
O conteúdo dos artigos assinados no site e no boletim SnifDoctor é de responsabilidade de cada um dos colaboradores. As opiniões neles impressas não refletem, necessariamente, a posição desta Editora.
Não é permitida a reprodução de textos, total ou parcial sem a expressa autorização da DPM.
Informações adicionais poderão ser solicitadas pelo e-mail editor@snifdoctor.com.br. Qualquer problema, ou dificuldade de navegação poderá ser atendido pelo serviço de suporte SnifDoctor, pelo e-mail dpm@dpm.srv.br

Seu IP: 54.196.116.3 | CCBot/2.0 (https://commoncrawl.org/faq/)