Hora certa:
 

Sociedades

708 médicos passaram na prova de titulação da SBOT

A Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia - SBOT anunciou que após três dias, durante os quais foram submetidos a cinco tipos de provas, 708 médicos de todos os estados brasileiros foram aprovados no exame que dá direito ao uso do título de Ortopedista. O total de candidatos foi de 995. O presidente da Comissão de Ensino e Treinamento da SBOT, Jean Klay Santos Machado, explica que a prova de título é importantíssima. Ao considerar um médico merecedor do título de Ortopedista, a entidade maior da categoria está informando à sociedade brasileira que testou o profissional. Foram 450 os examinadores que aplicaram a prova e os novos especialistas estão perfeitamente aptos a atender aos pacientes com a mesma capacidade dos ortopedistas dos países mais desenvolvidos.

A prova de titulação, realizada em Campinas, no interior de São Paulo, consiste num primeiro exame com 100 perguntas de múltipla escolha, na apresentação de uma trabalho científico original sobre Ortopedia ou Traumatologia, seguindo-se um terceiro exame, no qual o médico candidato é confrontado com 16 problemas ortopédicos, geralmente apresentados através de uma radiografia, e é preciso tanto interpretar a patologia, como indicar como resolveria o problema hipotético.

A próxima prova é de exame físico e de atitudes e consiste no exame de um voluntário. O examinador informa ao candidato que supostamente o voluntário teria um problema no ombro ou queixa de dor no joelho e o candidato tem que fazer o exame do ‘paciente’ e fazer as perguntas corretas para chegar ao diagnóstico. O candidato tem ainda que mostrar como agiria em situações difíceis, por exemplo informar a um ‘paciente’ da melhor maneira possível e com a calma necessária e sem provocar pânico, que seu braço terá que ser amputado. 

Depois de todos essas provas, o candidato ainda precisa mostrar a necessária habilidade, fazendo o planejamento de uma cirurgia e depois demonstrando o procedimento numa simulação com ossos feitos de plástico. Para se submeter à prova de título, o médico precisa estar formado, ter feito três anos de residência e especialização em Ortopedia e Traumatologia, geralmente realizado em serviços ortopédicos de vários estados, credenciados e supervisionados pela SBOT.
 

Artigos

ver tudo

Banner SBH

Banner Snifbrasil

Banner DPM


SnifDoctor é uma publicação

(11) 5533-5900 – dpm@dpm.srv.br
O conteúdo dos artigos assinados no site e no boletim SnifDoctor é de responsabilidade de cada um dos colaboradores. As opiniões neles impressas não refletem, necessariamente, a posição desta Editora.
Não é permitida a reprodução de textos, total ou parcial sem a expressa autorização da DPM.
Informações adicionais poderão ser solicitadas pelo e-mail editor@snifdoctor.com.br. Qualquer problema, ou dificuldade de navegação poderá ser atendido pelo serviço de suporte SnifDoctor, pelo e-mail dpm@dpm.srv.br

Seu IP: 54.166.172.33 | CCBot/2.0 (http://commoncrawl.org/faq/)