Hora certa:
 

Sociedades

Última semana para se inscrever no Exame de Proficiência em Oncologia Clínica, promovido pela SBOC

A Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) alerta que os interessados no primeiro exame de proficiência em Oncologia Clínica têm apenas mais uma semana para se inscreverem, até o dia 19 de junho. Os aprovados nos testes, que incluirão análise curricular e de documentação comprobatória sobre formação, atuação e experiência do candidato, serão os primeiros profissionais de todo o Brasil a ter Título de Especialista em Oncologia Clínica.

Para se candidatar ao Exame de Proficiência, os interessados deverão preencher formulário no site da Fundação Vunesp, pagar a taxa de inscrição via boleto bancário e enviar a documentação comprobatória por Correios até a data máxima de inscrição.

De acordo com o presidente da SBOC, Dr. Sergio D. Simon, o Título de Especialista é um reconhecimento para os profissionais como oncologistas clínicos. “O exame de proficiência é diferente dos outros, sendo uma oportunidade única para quem já tem formação e experiência obter o título com o conceito moderno de Oncologia Clínica, que é muito mais específico do que o antigo de Cancerologia”, ressalta. “A SBOC está organizando esse exame de proficiência ciente de sua responsabilidade, a partir de agora, sobre a qualidade profissional dos especialistas titulados no Brasil.”

O perfil do candidato

O primeiro Exame de Proficiência se destina aos médicos com formação e experiência comprovadas em Oncologia Clínica, mas que não possuíam o Título de Especialista em Cancerologia. A forma de avaliação foi adotada em caráter excepcional, tendo em vista que a Oncologia Clínica foi reconhecida como especialidade médica pela Comissão Mista de Especialidades em julho de 2017.

Para se inscrever, o candidato precisa dispor de registro regular como médico no Conselho Regional de Medicina da Unidade Federativa onde atua. Além disso, também é obrigatório ter concluído programa de residência médica em Cancerologia/Oncologia Clínica credenciado pela Comissão Nacional de Residência Médica, órgão do Ministério da Educação (CNRM/MEC) e/ou ter, no mínimo, seis anos de experiência como oncologista clínico em hospital ou clínica.

A partir do resultado desse exame de proficiência, será formada uma banca de especialistas titulados para elaborar e aplicar o exame de suficiência em Oncologia Clínica, que deve ocorrer anualmente e se destina aos médicos que acabaram de concluir sua formação na especialidade ou que ainda não obtiveram o Título de Especialista.

Para quem já tem o Título de Especialista

Médicos que já possuam o Título de Especialista em Cancerologia (TECA) não precisam se inscrever para o exame de proficiência para obtenção do Título de Especialista em Oncologia Clínica (TEOC), tendo o direito de solicitar uma segunda via do título com a nova nomenclatura da especialidade. Para isso, basta encaminhar um e-mail para Renan.Clara@sboc.org.br com nome completo e número do CRM. Isso pode ser feito a qualquer tempo, independentemente do exame de proficiência.

A SBOC passará os nomes dos solicitantes à Associação Médica Brasileira (AMB), que expedirá a segunda via. Para obter o novo Título, é necessário contribuir com a taxa vigente da AMB no valor de R$ 550.
Mais informações em: www.sboc.org.br/escola-brasileira-de-oncologia/exame-para-titulo-de-especialista-teoc
 
 

Artigos

ver tudo

Banner SBH

Banner Snifbrasil

Banner DPM


SnifDoctor é uma publicação

(11) 5533-5900 – dpm@dpm.srv.br
O conteúdo dos artigos assinados no site e no boletim SnifDoctor é de responsabilidade de cada um dos colaboradores. As opiniões neles impressas não refletem, necessariamente, a posição desta Editora.
Não é permitida a reprodução de textos, total ou parcial sem a expressa autorização da DPM.
Informações adicionais poderão ser solicitadas pelo e-mail editor@snifdoctor.com.br. Qualquer problema, ou dificuldade de navegação poderá ser atendido pelo serviço de suporte SnifDoctor, pelo e-mail dpm@dpm.srv.br

Seu IP: 54.196.5.6 | CCBot/2.0 (https://commoncrawl.org/faq/)