Hora certa:
 

Sociedades

FEBRASGO aplica exame para candidatos ao TEGO

A FEBRASGO realizou o exame de Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia (TEGO) em 28 e 29 de julho, em São Paulo, com 602 candidatos de todo o Brasil. E com uma novidade: médicos que não fizeram residência não puderam fazer a prova.
 
“Quem não tem residência médica não pode se formar como especialista porque a residência é o padrão ouro do especialista. Há 30 anos eram poucos os programas e apenas 10% dos médicos tinham acesso à residência. Agora não. Hoje 3500 vagas em serviços de residência estão disponíveis para R1, R2 e R3 credenciadas pelo MEC. Mas temos 2600 residentes. Portanto, 40% das vagas não estão preenchidas porque alguns programas não tem a estrutura adequada e não preenchem as vagas ou há evasão de residentes devido à má qualidade dos programas ”, explica Marcos Felipe Silva de Sá, diretor Científico da FEBRASGO.
 
Os candidatos foram submetidos a prova teórica e os aprovados nela fizeram a prova prática.
 
“No primeiro dia houve prova teórica e 279 candidatos foram aprovados para a prova prática, realizada no dia seguinte”, conta a presidente da Comissão Nacional do TEGO, Profa. Roseli Nomura.

Para se habilitar ao exame prático, o candidato precisava acertar 60% das questões de Ginecologia e o mesmo percentual na prova de Obstetrícia. No total, eram 100 questões que abordaram temas atuais da especialidade.
 
“O desempenho dos candidatos, neste ano, foi abaixo da média. Não existiu diferença no grau de complexidade da prova, mas o avanço do conhecimento científico exigiu que os candidatos estivessem atentos às evidências científicas atuais. Temos cobrado conhecimento atualizado, que se alinha com as diretrizes nacionais relacionadas ao cuidado da saúde da mulher. Então, todo ano, a Comissão Nacional do TEGO se reúne para elaborar a prova, e esta é aplicada aos candidatos com o objetivo de certificar o especialista de excelência”, esclarece a Profa. Roseli.
 
“A prova foi muito bem feita, o nível de exigência aumentou esse ano, portanto os candidatos tiveram de mostrar profundo conhecimento da nossa especialidade para passar da prova teórica para a prática”, destaca César Fernandes, presidente da FEBRASGO.
 
Os candidatos são avaliados não apenas quanto ao conhecimento científico, mas também pelas suas competências práticas, demonstrando habilidades e atitudes na relação médico-paciente, mostrando efetividade na interpretação de resultados de exames e nos diagnósticos. A lista de aprovados será divulgada em 14 de setembro.

Artigos

ver tudo

Banner SBH

Banner Snifbrasil

Banner DPM


SnifDoctor é uma publicação

(11) 5533-5900 – dpm@dpm.srv.br
O conteúdo dos artigos assinados no site e no boletim SnifDoctor é de responsabilidade de cada um dos colaboradores. As opiniões neles impressas não refletem, necessariamente, a posição desta Editora.
Não é permitida a reprodução de textos, total ou parcial sem a expressa autorização da DPM.
Informações adicionais poderão ser solicitadas pelo e-mail editor@snifdoctor.com.br. Qualquer problema, ou dificuldade de navegação poderá ser atendido pelo serviço de suporte SnifDoctor, pelo e-mail dpm@dpm.srv.br

Seu IP: 3.80.177.176 | CCBot/2.0 (https://commoncrawl.org/faq/)