Hora certa:
 

Sociedades

Simpósio conjunto no Congresso Europeu de Cardiologia debateu a Febre Reumática e suas consequências

O Congresso da European Society of Cardiology - ESC, em Munique na Alemanha de 25 a 29 de agosto, teve um Simpósio Conjunto da Sociedade Brasileira de Cardiologia – SBC com a ESC que discutiu o diagnóstico, epidemiologia e tratamento da Febre Reumática. O debate foi coordenado pelo presidente da SBC, Oscar Dutra, e o ex-presidente da ESC, Fausto Pinto. 

A primeira apresentação do Simpósio Conjunto SBC/ESC foi do brasileiro Eduardo Augusto Victor Rocha que tratou da fisiopatologia, epidemiologia e história natural da doença valvular reumática: o que mudou nas últimas décadas. Na sequência se apresentou a indiana Anita Saxena que falou dos desafios em crianças com valvopatia reumática. O sulafricano Mohammed Rafique Essop abordou os desafios na gravidez para valvopatia reumática. A última apresentação foi sobre as complicações e sequelas a longo prazo da valvopatia reumática do também brasileiro Renato Abdala Karam Kalil.

A SBC teve um stand durante os cinco dias do evento para receber os cardiologistas brasileiros presentes em Munique e também para oferecer informações sobre a entidade e o Congresso Brasileiro de Cardiologia. “A presença de ‘cardiologistas do amanhã’, representadas pelas Dras. Simone Louise Savaris, Camila Garcia Pereira e Gabriela Baggio Martins, no Congresso Europeu, fortalece o empenho da SBC na promoção das novas gerações”, afirmou Oscar Dutra. 
 
Reunião AHA e ACC
 
As diretorias da SBC e da American Heart Association – AHA se reuniram, em Munique. Pela SBC estiveram no encontro, o presidente Oscar Dutra, o diretor científico, Danton Précoma, o diretor financeiro, Denilson Albuquerque, o diretor administrativo, Wolney Martins, e o coordenador de Relações Internacionais, David Brasil. Foram discutidos inúmeros assuntos pertinentes às duas sociedades, como congressos futuros, participações bilaterais, maior inserção de especialistas brasileiros na programação científica, entre outros temas.

Outra reunião também foi realizada entre representantes da direção da SBC e diretores do American College of Cardiology. Foram revistas as atividades científicas do próximo ACC.19, que será em New Orleans, e a participação da SBC no evento ACC Latin America, em Lima no Peru, ainda neste ano. “De suma importância e preocupação com as gerações futuras, o ACC estará promovendo o curso “Novas Lideranças na Cardiologia Mundial”, onde a SBC estará presente”, adiantou o presidente Oscar Dutra.
 
SBC Update Online
 
            Mais de duas dezenas de entrevistas estão publicadas no SBC Update Online com os principais destaques e estudos apresentados durante o Congresso da European Society of Cardiology, em Munique na Alemanha.

O coeditor do SBC Update Online, Bruno Paolino, destacou um estudo apresentado durante o evento para estratificar o risco de morte súbita em atletas acima de 35 anos. “Nicole M. Panhuyzen-Goedkoop, do Centro Médico da Universidade de Amsterdã, na Holanda, mostrou os resultados de um estudo sobre risco de morte súbita cardíaca (MSC). Neste estudo, foi observado que os escores de risco recomendados para jovens atletas também podem ser apropriados em atletas acima de 35 anos”, resumiu Paolino.

Já o editor do SBC Update Online, Roberto Giraldez, ressaltou o estudo do professor Anthony DeMaria da Universidade da California, em San Diego, sobre burnout revelando que 43% dos médios estão esgotados, principalmente, em relação ao trabalho, e cerca de 40% dos cardiologistas apresentam essa síndrome.

Confira as entrevistas, os estudos, os artigos e apresentações científicas no: http://cientifico.cardiol.br/sbcupdateonline/coberturas/esc2018/.
 

Artigos

ver tudo

Banner SBH

Banner Snifbrasil

Banner DPM


SnifDoctor é uma publicação

(11) 5533-5900 – dpm@dpm.srv.br
O conteúdo dos artigos assinados no site e no boletim SnifDoctor é de responsabilidade de cada um dos colaboradores. As opiniões neles impressas não refletem, necessariamente, a posição desta Editora.
Não é permitida a reprodução de textos, total ou parcial sem a expressa autorização da DPM.
Informações adicionais poderão ser solicitadas pelo e-mail editor@snifdoctor.com.br. Qualquer problema, ou dificuldade de navegação poderá ser atendido pelo serviço de suporte SnifDoctor, pelo e-mail dpm@dpm.srv.br

Seu IP: 54.166.203.17 | CCBot/2.0 (https://commoncrawl.org/faq/)