Hora certa:
 

  • Jornal SBC

Sociedades

Moisés Cohen assume a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia

Com uma plataforma focada na valorização profissional, englobando ensino e treinamento, ética, educação continuada e honorários, o professor Moisés Cohen acaba de assumir a presidência da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – SBOT, uma das maiores sociedades de especialidade do mundo, com11 mil associados e Regionais em todos os Estados.

Cohen, cuja especialização é em Cirurgia do Joelho e Medicina do Esporte, é professor livre-docente e titular de Ortopedia e Medicina do Esporte da Universidade Federal de São Paulo – Unifesp, onde criou o Centro de Medicina do Esporte, que hoje é Centro de Excelência FIFA.  Também na Unifesp e no IEP do Hospital Albert Einstein, é orientador de pós-graduação.

Com extensa folha de serviços prestados às entidades associativas de Medicina, Moisés Cohen ocupou vários cargos na SBOT, presidiu a Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho, a Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia do Esporte, SBRATE, as Sociedades Latino-Americana e Mundial de Artroscopia e Trauma do Esporte – ISAKOS e é pesquisador da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 

Atuou como ortopedista na Copa do Mundo, nos Jogos Olímpicos, é diretor médico da Federação Paulista de Futebol, participa do Conselho Médico da CBF e é médico do Conselho Educacional da FIFA. Em 1999 realizou seu sonho, ao reunir no ‘Instituto Cohen’, então criado, os três pilares que sustentam seu trabalho: Ortopedia, Reabilitação e Medicina do Esporte.

Preocupação constante de Moisés Cohen é a Saúde Pública, o que o levou a participar ativamente da criação da Frente Parlamentar da Medicina que, no mesmo vetor da congênere norte-americana subsidia e orienta os legisladores SBOT.
 
Consensos em Ortopedia

Também proposta da plataforma com que Moisés Cohen se elegeu é a parceria a ser estabelecida com a Fundação Cochrane, que objetiva aprimorar a tomada de decisões em Saúde, baseada nas melhores informações científicas disponíveis. A parceria visa realizar consensos em Ortopedia, a cargo de especialistas orientados e acompanhados pela Fundação.

Cohen também se comprometeu em manter contato com as fontes pagadoras, o Ministério Público, em defender as Boas Práticas da Medicina e participar dos projetos federais de melhoria do atendimento da população

Um desses projetos é usar a Telemedicina para atingir todos os rincões do Brasil. Para isso vai se valer dos Serviços de Ortopedia credenciados pela SBOT que, à disposição 24 horas por dia atenderão as consultas dos médicos do País inteiro que se defrontarem com problemas ortopédicos com que não estão familiarizados e precisarem de informações e apoio para um atendimento mais eficaz dos pacientes.

“Com a Telemedicina que vai envolver centros de excelência como a Santa Casa de São Paulo e o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, pretendemos reduzir a prática hoje tão difundida de simplesmente colocar o paciente numa ambulância e enviar para o hospital da cidade grande”, enfatiza Cohen.

O novo presidente da SBOT antevê que a melhor capacitação, através dos programas de Educação Continuada, bem como o uso dos recursos da Telemedicina levarão ao atendimento mais rápido do paciente traumatizado, que será tratado sem grandes deslocamentos para longe de seu domicílio e contribuirá para reduzir os riscos, o sofrimento ao acidentado, barateando o custo por paciente e oferecendo à população brasileira a Medicina que ela tem o direito de exigir.  

Artigos

ver tudo

Banner SBH

Banner Snifbrasil

Banner DPM


SnifDoctor é uma publicação

(11) 5533-5900 – dpm@dpm.srv.br
O conteúdo dos artigos assinados no site e no boletim SnifDoctor é de responsabilidade de cada um dos colaboradores. As opiniões neles impressas não refletem, necessariamente, a posição desta Editora.
Não é permitida a reprodução de textos, total ou parcial sem a expressa autorização da DPM.
Informações adicionais poderão ser solicitadas pelo e-mail editor@snifdoctor.com.br. Qualquer problema, ou dificuldade de navegação poderá ser atendido pelo serviço de suporte SnifDoctor, pelo e-mail dpm@dpm.srv.br

Seu IP: 34.229.113.106 | CCBot/2.0 (https://commoncrawl.org/faq/)