Hora certa:
 

Sociedades

X Jornada de Ginecologia e Obstetrícia de Santos aborda tratamento hormonal no Climatério

O fim do período reprodutivo é uma fase importante na vida da mulher. Uma das características dessa passagem é a carência de certos hormônios, como o estrogênio, causada pelo encerramento das atividades ovarianas. Para informar e atualizar sobre novas práticas de tratamento, a X Jornada de Ginecologia e Obstetrícia de Santos levanta um debate sobre a temática.
               
O encontro, que acontece em 26 de abril no Parque Balneário Hotel, visa debater a respeito da importância da reposição hormonal durante o climatério, período de transição que abrange o antes e o depois da última menstruação (menopausa). José Maria Soares Junior, vice-chefe do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, será o palestrante.

Com vasta experiência na área, ele comentará sobre métodos existentes e os casos especiais “Irei apresentar maneiras de realizar a terapia em situações de hipertensão, diabetes, tabagismo e artrite.”, completou.
               
O tratamento hormonal tende a amenizar os efeitos e alterações ocasionadas por esse momento, além de diminuir o perigo de doenças cardiovascular e perda de massa óssea, podendo acarretar predisposição à osteoporose. “É de uma importância enorme falar sobre esse assunto, já que as mulheres passam mais de 1/3 da vida delas no climatério.”, ressalta o especialista. 
               
O principal sintoma do climatério é a alteração no fluxo menstrual. Com o passar do tempo, os sangramentos vão ficando mais espaçados até chegar à menopausa. Os sinais mais conhecidos, como as ondas de calor, são típicos após o último ciclo menstrual.
               
Essa fase da vida é permeada por medos e dúvidas. Segundo o Dr. José, para enfrentá-la é necessário adotar um estilo de vida saudável “Ela precisa ter uma dieta adequada, não pode ser muito calórica, pois é uma etapa que se ganha peso. Praticar atividade física, diminuir o stress diário e ter uma boa noite de sono é essencial.”
               
O evento, tradicional em Santos, é uma maneira de educação continuada “ Hoje os médicos precisam se atualizar, ver novas práticas a aplicar no consultório para ter excelência e oferecer melhor qualidade no atendimento aos pacientes.” , comentou. 

SnifDoctor é uma publicação

(11) 5533-5900 – dpm@dpm.srv.br
O conteúdo dos artigos assinados no site e no boletim SnifDoctor é de responsabilidade de cada um dos colaboradores. As opiniões neles impressas não refletem, necessariamente, a posição desta Editora.
Não é permitida a reprodução de textos, total ou parcial sem a expressa autorização da DPM.
Informações adicionais poderão ser solicitadas pelo e-mail editor@snifdoctor.com.br. Qualquer problema, ou dificuldade de navegação poderá ser atendido pelo serviço de suporte SnifDoctor, pelo e-mail dpm@dpm.srv.br

Seu IP: 3.88.156.58 | CCBot/2.0 (https://commoncrawl.org/faq/)