Hora certa:
 

Sociedades

Congresso Paulista de Neurologia enfatiza Acidente Vascular Cerebral

O Acidente Vascular Cerebral (AVC), também nomeado como Derrame Cerebral, é um velho conhecido de pacientes e médicos. Este será um dos temas abordados no Congresso Paulista de Neurologia, datado de 29 de maio a 01 de junho. Localizado no Guarujá, litoral de São Paulo, o hotel Sofitel Jequitimar será palco de um encontro que visa abordar diversos assuntos e contribuir para o desenvolvimento da área neurológica.
           
O AVC é uma doença crônica não transmissível e acontece quando vasos, responsáveis por levar sangue ao cérebro, entopem ou se rompem, provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea. O tempo é uma das chaves para minimizar ao máximo as sequelas da doença ou, até mesmo, aumentar as chances de sobrevivência. Portanto, quanto mais rápido for o diagnóstico e tratamento, maior a probabilidade de recuperação completa.
Desta maneira, ficar atento a possíveis sinais do corpo é primordial. Os principais sintomas relacionados a essa doença são formigamento, confusão mental, alteração na fala ou compreensão, mudança no equilíbrio ou coordenação, além de dor de cabeça súbita. Um derrame também pode acarretar uma série de complicações possíveis como déficit motor ou sensitivo, depressão, alterações comportamentais, entre outros.
           
Pela sua gravidade e recorrência – Segundo a Organização Mundial da Saúde, o AVC é o segundo no hanking das principais causas de morte do mundo – a temática terá um dia de evento inteiramente dedicado a ela e às doenças cerebrovasculares. O “Stroke Day”, que em inglês significa acidente vascular cerebral, acontecerá em 30 de maio e terá início com uma conferência internacional do médico americano Jose Biller de Chicago (Estados Unidos), uma das maiores autoridades mundiais no assunto. Haverá também palestras sobre aspectos importantes de doenças  cerebrovasculares  como a epidemiologia, prevenção, fatores de risco, diagnóstico preciso, síndromes específicas, tratamentos e novas técnicas de intervenção.

Rubens José Gagliardi é o atual presidente da Associação Paulista de Neurologia e foi um dos organizadores do evento. Ele idealizou o programa que contará com quatro mesas e quatro palestrantes. Com experiência em AVC, o especialista ministrará uma palestra intitulada “Aneurismas Cerebrais não rotos: como abordar e conduzir.”. 
?
Juntamente com o Dr. Biller, haverá mais de 20 médicos participando. Dr. Rubens alerta sobre o espaço para debates “É importante dizer que em todas as sessões haverá um tempo para a discussão, para que todos os presentes possam levantar dúvidas, aprender e ensinar.”
            
A expectativa é receber em torno de 3.000 médicos. Além disso, durante os dias do congresso, serão abordados outros temas como demências, epilepsia, distúrbios dos movimentos, polineuropatias, neuroinfectologia, distúrbios do sono, englobando praticamente todos os campos da neurologia. Com inovação e dinâmica, Dr. Rubens acredita que o objetivo não é chegar em uma conclusão, e enfatiza a importância de eventos assim “É realmente um método de aprendizagem, de troca de informações e experiências. Há a participação de vários outros colegas que também irão trazer suas experiências, angústias e necessidades. É um fórum de discussão no qual iremos tirar conclusões e, com isso, aperfeiçoar o nosso dia a dia e o tratamento, sempre visando o conforto do paciente.”, completa.

Local: Sofitel Jequitimar, Guarujá, Av. Marjory da Silva Prado, 1100 - Balneario Praia do Pernambuco, Guarujá - SP, 11444-000

Informações e inscrições; 
http://associacaopaulistamedicina.org.br/atualizacao-medica/eventos/xii-congresso-paulista-de-neurologia
 

SnifDoctor é uma publicação

(11) 5533-5900 – dpm@dpm.srv.br
O conteúdo dos artigos assinados no site e no boletim SnifDoctor é de responsabilidade de cada um dos colaboradores. As opiniões neles impressas não refletem, necessariamente, a posição desta Editora.
Não é permitida a reprodução de textos, total ou parcial sem a expressa autorização da DPM.
Informações adicionais poderão ser solicitadas pelo e-mail editor@snifdoctor.com.br. Qualquer problema, ou dificuldade de navegação poderá ser atendido pelo serviço de suporte SnifDoctor, pelo e-mail dpm@dpm.srv.br

Seu IP: 3.88.156.58 | CCBot/2.0 (https://commoncrawl.org/faq/)