Hora certa:
 

  • Jornal SBC

Sociedades

Congresso Brasileiro de Dor tem recorde de expositores em 2019

A Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED) realizará, entre os dias 19 e 22 de junho, o 14º Congresso Brasileiro da Dor (CBDor), no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. O evento contará com convidados nacionais e internacionais que levarão ao público conhecimentos sobre o tema da dor de diferentes áreas da saúde. O público contará também com uma feira de grandes marcas que irão apresentar suas novidades voltadas ao tratamento da dor, com diversos recursos a pacientes que convivem com este desconforto.

A 14ª edição do CBdor conta com o maior número de expositores desde a sua estreia. Serão 39 empresas que irão expor suas novidades, com destaque para o aumento de marcas que trabalham com soluções à base de canabidiol, ou CBD, um extrato natural da cannabis sativa que vem sendo aplicado no tratamento de inúmeras doenças, desde dores musculares e ansiedade à artrite, epilepsia e transtorno de estresse pós-traumático. O CBD normalmente é vendido em forma de óleo extraído da planta da maconha, por meio de um processo artesanal.

Segundo os dados da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), mais de 78 mil unidades de produtos à base da planta foram importados pelo país desde que foi autorizado o uso terapêutico de canabidiol em janeiro de 2015. Além disso, os produtos derivados da maconha foram prescritos por mais 800 médicos brasileiros e já são mais de 4 mil pessoas que tem a autorização da Anvisa para importar para uso próprio.

“Os congressistas do CBDor irão se atualizar com as mais diversas pesquisas e estudos voltados ao tema da dor e certamente o canabidiol é um tema relevante que vem sendo discutido em todo o mundo. Com o avanço da medicina, o uso de remédios à base desta substância tem garantido com eficácia o tratamento de muitos pacientes”, afirma Dr. Eduardo Grossmann, presidente da Sociedade Brasileira do Estudo da Dor (SBED).

Para participar dos simpósios que serão realizados nos períodos manhã e tarde é necessário se inscrever no site http://sbed.org.br/14o-cbdor/. São mais de 400 palestrantes que vão aprimorar ainda mais os conhecimentos dos profissionais que estarão presentes.

Palestrantes renomados do Brasil e exterior

Entre os convidados internacionais estão: José Maria Aguilera Cantero, médico paraguaio e especialista em cirurgia plástica a laser, flebologia e linfologia; Rogério Pessoto Hirata, dinamarquês que recebeu o título de doutor em ciências clínicas em 2011 pelo Center for Sensory-Motor Interaction (SMI) onde investigou o efeito da dor de controle postural; André Almeida, português e mestre em medicina dentária, cofundador e presidente da Assembleia Geral da Sociedade Portuguesa de Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial (SPDOF); Marcelo Pastor Almada Dávalos, médico argentino, especialista em cirurgia general, cirurgia plástica e redutora, flebologia e linfologia; Ana Pedro, portuguesa, médica anestesiologista Ana Maria Rodrigues Pedro, presidente da Associação Portuguesa para o Estudo da Dor (APED) e coordenadora da Unidade de Dor do Hospital Professor Fernando Fonseca.

Também estarão: Luca Guarda-Nardini, italiano, chefe do departamento de Cirurgia da Maxilo-Facial ULSS 2 Marca Trevigiana, especialista em Cirurgia Maxilofacial, Otorrinolaringologia, Odontologia e mestre em Cirurgia da ATM; Miguel Meira e Cruz, português, presidente da Associação Portuguesa de Cronobiologia e Medicina do Sono; Zullyt Bárbara Zamora Rodríguez, cubana, graduada em Medicina Veterinária em 1993 no Instituto Superior de Ciências Agrárias de Havana e alcançou seu grau de doutora em Ciências da Saúde em 2009.


Inscrições e informações no site: http://sbed.org.br/14o-cbdor/
 

Artigos

ver tudo

Banner SBH

Banner Snifbrasil

Banner DPM


SnifDoctor é uma publicação

(11) 5533-5900 – dpm@dpm.srv.br
O conteúdo dos artigos assinados no site e no boletim SnifDoctor é de responsabilidade de cada um dos colaboradores. As opiniões neles impressas não refletem, necessariamente, a posição desta Editora.
Não é permitida a reprodução de textos, total ou parcial sem a expressa autorização da DPM.
Informações adicionais poderão ser solicitadas pelo e-mail editor@snifdoctor.com.br. Qualquer problema, ou dificuldade de navegação poderá ser atendido pelo serviço de suporte SnifDoctor, pelo e-mail dpm@dpm.srv.br

Seu IP: 54.86.132.30 | CCBot/2.0 (https://commoncrawl.org/faq/)