Hora certa:
 

  • Jornal SBC

Sociedades

SOGESP promove atualização em hipertensão para a área de Ginecologia e Obstetrícia

A Associação de Obstetrícia e Ginecologia de São Paulo (SOGESP) realizará, em 26 de outubro, mais um Programa de Educação Presencial sobre hipertensão na gestação. Epidemiologia, morte, fisiopatologia de pré-eclâmpsia e manejo no pré-natal são os principais pontos abordados no curso, pensado com o objetivo de reduzir as taxas de mortalidade e morbidade materna pela doença.
 
“A PEP Hipertensão é um programa de atualização para médicos sobre a principal causa de morte das gestantes no Brasil e no estado de São Paulo”, explica dra. Fernanda Spadotto, diretora do Ambulatório de Alto Risco da Clínica Obstétrica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Universidade de São Paulo (HCFMUSP) e palestrante do projeto. “Conhecer o tema e saber como abordá-lo é extremamente importante para prevenir consequências graves na vida da mãe e do bebê”, continua dr. Ricardo Cavalli, presidente da Comissão Nacional de Hipertensão na Gestação da Federação Brasileira de Associações de Obstetrícia e Ginecologia (FEBRASGO), que também participa do preparo das aulas.
 
O curso se estenderá das 08h às 17h30, com nove aulas divididas em três blocos, abertos para discussão com a plateia. O intuito principal é trazer novos conceitos de diagnóstico, discutir quais pacientes apresentam maior risco de desenvolver pré-eclâmpsia e como preveni-las, abordar o tratamento e seguimento da doença e definir qual é o melhor momento para interrupção da gestação, tendo em vista a situação da paciente e do filho.
 
Ao final, uma série de casos clínicos será apresentada para sedimentar os conhecimentos abordados. A dra. Maria Rita de Souza Mesquita, 2º vice-presidente da SOGESP, afirma: “É uma forma rápida e prática de atualizar o conhecimento adquirido durante as nove aulas, as quais contemplam tudo o que é preciso saber sobre distúrbios hipertensivos na gravidez e abordagem terapêutica adequada à gestante”.
 
A médica conta ainda que o programa trará as informações mais atualizadas sobre o tema, como protocolos de diagnóstico e conduta referenciados pela FEBRASGO, além de novidades da área referentes aos últimos dois anos.
 
Contudo, o diferencial da iniciativa é a abertura do evento a outras pessoas envolvidas na assistência de gestação de alto risco além dos médicos filiados, como enfermeiros e administradores. A dra. Fernanda justifica: “Nem sempre as pessoas que estão na linha de atendimento em espaços públicos sabem como lidar com esses casos. A SOGESP tem uma preocupação de promover cursos de aperfeiçoamento aos médicos de forma que eles também assumam um papel social no treinamento de outros profissionais e na divulgação de conhecimento”.
 
 

Artigos

ver tudo

Banner SBH

Banner Snifbrasil

Banner DPM


SnifDoctor é uma publicação

(11) 5533-5900 – dpm@dpm.srv.br
O conteúdo dos artigos assinados no site e no boletim SnifDoctor é de responsabilidade de cada um dos colaboradores. As opiniões neles impressas não refletem, necessariamente, a posição desta Editora.
Não é permitida a reprodução de textos, total ou parcial sem a expressa autorização da DPM.
Informações adicionais poderão ser solicitadas pelo e-mail editor@snifdoctor.com.br. Qualquer problema, ou dificuldade de navegação poderá ser atendido pelo serviço de suporte SnifDoctor, pelo e-mail dpm@dpm.srv.br

Seu IP: 3.93.75.242 | CCBot/2.0 (https://commoncrawl.org/faq/)