Hora certa:
 

  • Jornal SBC

Sociedades

IX Encontro Científico de Ginecologia e Obstetrícia traz temas atuais para médicos formados e residentes

Em 9 de novembro, entre 08h30 e 11h50, a cidade de Franca/SP receberá o IX Encontro Científico de Ginecologia e Obstetrícia da SOGESP. Orientada pelo dr. Eduardo Migani Teixeira, do departamento de GO da Santa Casa de Franca e representante credenciado da regional de Ribeirão Preto, a conferência busca promover a atualização dos médicos ginecologistas e obstetras da região, a integração entre esses profissionais e o estímulo à participação de residentes em eventos da especialidade.
 
Voltado aos doutores que atuam em GO, o IX Encontro Científico demonstra, nas palavras do dr. Eduardo, a qualidade e a força da SOGESP.
 
Com palestras de 20 a 30 minutos, os temas abordados são essenciais para o dia a dia do residente após a conclusão do curso. “São relevantes e envolvem as principais afecções da especialidade, proferidas por profissionais que estão entre os melhores do Brasil em sua área de atuação”, afirma dr. Eduardo.
 
A primeira palestra, por exemplo, tem como assunto principal a Classificação Brasileira Hierarquizada dos Procedimentos Médicos (CBHPM), manual feito para auxiliar os médicos a cobrar de forma correta seus honorários das operadoras de saúde. Dra. Maria Rita de Souza Mesquita, coordenadora da Comissão em Defesa e Valorização do Obstetra e Ginecologista, diz: “Será uma aula muito prática para ensinar, através de exemplos, como fazer a cobrança apropriada”.
 
Logo depois, o consultor e diretor executivo da empresa Administra Clínicas, Marcus Vinicius Silva Silvano, contribuirá com dicas para começar e conduzir consultórios. Segundo ele, a palestra será inovadora e trará surpresas no que diz respeito à visão da legislação em relação ao médico. “O profissional da saúde foi preparado pela faculdade para aplicar a medicina, porém, legalmente, também tem a obrigação de ser responsável por sua clínica”, afirma.
 
Já o dr. Ricardo de Carvalho Cavalli, presidente da Comissão Nacional de Hipertensão na Gestação da Federação Brasileira de Associações de Obstetrícia e Ginecologia (FEBRASGO), que apresentará as aulas sobre acretismo na assistência pré-natal e diminuição de tromboembolismo no pós-parto, destaca a importância dos dois tópicos. “Ambos são extremamente novos e recentes. Nós vamos mostrar como se faz uma abordagem multidisciplinar para o tratamento do acretismo placentário a fim de evitar complicações mais graves, além de mecanismos para diminuir os riscos do tromboembolismo nas mulheres”.
 
Às 10h30, a dra. Flávia Magalhães Martins Bernardo debaterá a prevenção da prematuridade, com revisão de conceitos, apresentação de propostas e análise de perspectivas para estudos em curso. “É de suma importância disseminar informações de qualidade sobre o quadro responsável pela maioria dos óbitos neonatais”, ressalta dra. Flávia.
 
Por fim, o papel do ginecologista e obstetra nos cuidados com o câncer de mama também entrará em pauta. Responsável por mais de 14 mil mortes por ano, a doença deve ser prevenida e diagnosticada precocemente. Com dados de trabalhos relevantes na área e orientações de guideline, a dra. Viviane Fernandes Schiavon promete apresentar métodos práticos aos presentes.
 
As jornadas realizadas pela SOGESP são determinantes na difusão do conhecimento entre os profissionais das mais diversas regiões e, consequentemente, da melhoria na assistência médica às mulheres brasileiras.
 

Centro Médico de Franca – Rua Um, 5211 – Jardim Monte Carlo – Franca, SP
Mais informações – (16) 3610-2311 / 98161-0084 ou ribeirão@sogesp.org.br
 

Artigos

ver tudo

Banner SBH

Banner Snifbrasil

Banner DPM


SnifDoctor é uma publicação

(11) 5533-5900 – dpm@dpm.srv.br
O conteúdo dos artigos assinados no site e no boletim SnifDoctor é de responsabilidade de cada um dos colaboradores. As opiniões neles impressas não refletem, necessariamente, a posição desta Editora.
Não é permitida a reprodução de textos, total ou parcial sem a expressa autorização da DPM.
Informações adicionais poderão ser solicitadas pelo e-mail editor@snifdoctor.com.br. Qualquer problema, ou dificuldade de navegação poderá ser atendido pelo serviço de suporte SnifDoctor, pelo e-mail dpm@dpm.srv.br

Seu IP: 3.93.75.242 | CCBot/2.0 (https://commoncrawl.org/faq/)