Hora certa:
 

  • Addera mar-20

Sociedades

Site da Sociedade de Quadril passa a oferecer respostas às principais dúvidas dos pacientes

As perguntas que os cirurgiões de quadril mais ouvem nos consultórios sobre artroplastia de quadril, procedimento cirúrgico utilizado para a substituição natural por uma prótese, os questionamentos mais frequentes sobre cirurgia preservadora, que visa melhorar a biomecânica da região e as dúvidas em relação ao trauma, quando ocorre fratura por acidente, violência ou desgaste por idade foram respondidas num trabalho completo sobre os problemas e tratamentos que afetam o quadril. Ao todo são 57 perguntas e respostas amplamente detalhadas e didaticamente explicadas pelos mais importantes especialistas do país.

“Num momento em que se fala tanto em combater ‘fake news’ decidimos informar as pessoas com um material bastante claro e que será dinâmico, já que novos questionamentos, assim que forem surgindo, serão respondidos e incorporados”, esclarece o presidente da Sociedade Brasileira de Quadril, o ortopedista Giancarlo Polesello.

As perguntas e respostas partem dos temas mais simples, como o que é a articulação do quadril, passando por descrição do que é artroscopia e em que casos é indicada e abrangendo a dúvida de quem recebe uma prótese total, se poderá fazer exercícios, quais e com que cuidados.

Os especialistas se esmeraram em explicar numa linguagem simples temas complexos, como o impacto femoroacetabular, quais as causas da dor no quadril, o que é osteonecrose da cabeça femoral, quando o tratamento cirúrgico se torna necessário e qual a diferença entre prótese cimentada e não cimentada.

O presidente da Sociedade Brasileira de Quadril afirma que o objetivo do trabalho é oferecer explicações cientificamente corretas e de fácil compreensão. “O paciente que tem problemas no quadril e que procura informação na internet é bombardeado com dados, explanações e até publicidade de todo tipo, nem sempre corretas e que podem provocar confusão”.

No site da SBQ as perguntas são respondidas de forma clara, mas por especialistas que tem amplo conhecimento e experiência do assunto e que, nos consultórios, já responderam às mesmas perguntas para milhares de pacientes. “Muitos dos especialistas são, inclusive, professores universitários e possuem didática para orientar”, completa o presidente da Sociedade.

Para evitar as dúvidas do paciente, revelar quais sintomas podem indicar as patologias e, principalmente, para dar segurança a quem busca saber mais sobre os problemas do quadril, a SBQ fez uma ampla pesquisa sobre as perguntas mais comuns e preparou as respostas. O trabalho visa não somente eliminar as dúvidas, como também mostrar que no estágio atual da Medicina os problemas do quadril podem ser resolvidos com segurança e é possível oferecer ao paciente uma significativa melhora da qualidade de vida, de mobilidade e a eliminação da dor. 
 

SnifDoctor é uma publicação

(11) 5533-5900 – dpm@dpm.srv.br
O conteúdo dos artigos assinados no site e no boletim SnifDoctor é de responsabilidade de cada um dos colaboradores. As opiniões neles impressas não refletem, necessariamente, a posição desta Editora.
Não é permitida a reprodução de textos, total ou parcial sem a expressa autorização da DPM.
Informações adicionais poderão ser solicitadas pelo e-mail editor@snifdoctor.com.br. Qualquer problema, ou dificuldade de navegação poderá ser atendido pelo serviço de suporte SnifDoctor, pelo e-mail dpm@dpm.srv.br

Seu IP: 3.236.8.46 | CCBot/2.0 (https://commoncrawl.org/faq/)