Hora certa:
 

  • Breda

Sociedades

Sociedade Brasileira de Neurocirurgia completa 63 anos

Um piscar de olhos e quase se torna possível voltar no tempo, para as lembranças calorosas da década de 50, merecidamente conhecida como “Anos Dourados”. Num cenário pós-guerra, as mais diversas áreas encontraram espaço para florescer e deixar um legado apreciado até os dias de hoje. 

Entre os muitos fatos relevantes, o surgimento da alta costura; a literatura revolucionária de João Guimarães Rosa, com o Grande Sertão: Veredas; o sucesso planetário do rock’n roll; a efervescência da bossa nova; o lançamento do Sputnik,  primeiro satélite russo; o envio do primeiro ser vivo ao espaço, a cadela Laika no Sputnik 2. Nas ciências, a descoberta das vacinas, do DNA, a evolução da anestesia e o avanço nos estudos do cérebro e da neurocirurgia.

E foi em meio a toda essa incandescência que nasceu a Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN), entre 21 e 28 de julho de 1957, durante o I Congresso Internacional de Ciências Neurológicas. Do outro lado do oceano atlântico, na Bélgica, pelas mãos de José Ribe Portugal e José Albernaz foi escrito o primeiro estatuto, com a participação de outros 10 neurocirurgiões brasileiros: J. L. Brito e Cunha, Renato Tavares Barbosa, Paulo Niemeyer, Henrique Austregésilo, Aloysio Mattos Pimenta, Carlos Sacramento, Elyseu Paglioli, Zaluar Campos, Manoel Caetano de Barros e Moacir Bernardes.

A finalidade era se associar à World Federation of Neurosurgical Societies (WFNS) e tornar mais conhecida a Neurocirurgia no Brasil, por meio de reuniões e realização de congressos, tanto para promover a atualização da especialidade, quanto para divulgação de estudos científicos realizados pela própria comunidade local. 

A visionária estratégia foi bem-sucedida: ao longo destes 63 anos, a atuação brasileira ganhou destaque pela qualidade e criatividade dos seus neurocirurgiões e o papel da SBN se solidificou com a formação de novos profissionais desta área.

Luz sobre o cenário neurocirúrgico brasileiro

Na gestão atual (2019-2020), sob a responsabilidade do Dr. Luis Alencar Biurrum Borba, a SBN assumiu duas missões principais: divulgar nacional e mundialmente os grandes valores da Neurocirurgia brasileira e fornecer educação continuada de alta qualidade aos neurocirurgiões experiente e jovens, residentes e estudantes de medicina.

Para o primeiro objetivo, nasceu o projeto Caravana SBN, que promove nos quatro cantos do Brasil encontros para atualização e divulgação de boas práticas na comunidade. A valorização dos profissionais locais colabora com o cenário científico e serviço de saúde regional. Um trabalho junto à imprensa também vem sendo realizado, para o aproveitamento do histórico e expertise de seus profissionais, como fonte fidedigna de informação e apoio à sociedade.

 Para o segundo objetivo, uma série de eventos presenciais e online foram realizados para alcançar a todos os públicos, como a continuidade dos congressos, webinares com renomados especialistas da Neurocirurgia, novos cursos teórico-práticos no Brasil e no exterior, além das próprias Caravanas. Em janeiro e fevereiro de 2020, cerca de 40 residentes com as melhores notas foram levados aos Estados Unidos, para aperfeiçoamento de teoria e prática com experts da Neurocirurgia.  

Em março, diante do cenário pandêmico da COVID-19, veio também o desafio da necessidade de mudanças nos paradigmas, a fim de manter os compromissos com os associados. Foi então que teve início o projeto Neuroweek, uma série de cursos online realizados diariamente, com recordes planetários de audiência, que alcançaram mais de 100 países em audiência simultânea.

Numa conjuntura onde os profissionais da saúde estão mais vulneráveis, nunca foi tão necessária a atualização e conhecimento para um desempenho seguro das atividades médicas.

Assim, enquanto no mundo as notícias trouxeram uma sensação de déjà vu, com a nova doença, outra corrida na busca por uma vacina, novo lançamento de satélite e transporte de seres ao espaço no SpaceX, a SBN mostrou que é possível se reinventar e surpreender no seu papel social e educacional.

Quando os novos satélites se ajustaram no caminho, quem acompanhou pode ver o "trem" destas máquinas se moverem pelo céu, melhorando a comunicação na Terra. Ao olhar para a história da SBN, é possível ver o ajuste de órbita para manter a constante relevância à Neurocirurgia nacional e internacional.

 

Artigos

ver tudo

Banner SBH

Banner Snifbrasil

Banner DPM


SnifDoctor é uma publicação

(11) 5533-5900 – dpm@dpm.srv.br
O conteúdo dos artigos assinados no site e no boletim SnifDoctor é de responsabilidade de cada um dos colaboradores. As opiniões neles impressas não refletem, necessariamente, a posição desta Editora.
Não é permitida a reprodução de textos, total ou parcial sem a expressa autorização da DPM.
Informações adicionais poderão ser solicitadas pelo e-mail editor@snifdoctor.com.br. Qualquer problema, ou dificuldade de navegação poderá ser atendido pelo serviço de suporte SnifDoctor, pelo e-mail dpm@dpm.srv.br

Seu IP: 34.232.51.240 | CCBot/2.0 (https://commoncrawl.org/faq/)