Hora certa:
 

  • Breda

Sociedades

SBOC e AACR promovem evento virtual para a integração da comunidade oncológica clínica e de pesquisa

Nos dias 30 e 31 de outubro, a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), juntamente com a American Association for Cancer Research (AACR), vai promover o evento virtual ‘SBOC-AACR Joint Congress: A Translational Approach to Clinical Oncology’, que vai reunir especialistas de diversas frentes, com reconhecida atuação no Brasil e nos Estados Unidos, para abordar a oncologia clínica por meio de uma visão translacional, reforçando a interação entre pesquisadores e clínicos.

À frente dos comitês organizadores, com o intuito de garantir essa interação e ampliar ainda mais o diálogo entre os diferentes campos da oncologia, estão as chairwomen Dra. Clarissa Mathias, presidente da SBOC, e Dra. Margaret Foti, CEO da AACR, acompanhadas dos chairs Dr. Sergio Simon, Dr. Paulo Hoff, Dr. Carlos Gil e Dr. Manuel Hidalgo.

O congresso é aberto para qualquer pessoa da área da saúde, desde estudantes, residentes, profissionais da saúde, da indústria e médicos. As inscrições podem ser feitas pelo site até 30 de outubro e são gratuitas para membros da SBOC e da AACR. Para não membros, as taxas variam de acordo com a categoria de cada participante.

A programação do evento virtual conectará diversos saberes da oncologia e diferentes culturas, que enfrentam desafios semelhantes, com o objetivo de cobrir os avanços científicos mais recentes, promover a interação entre pesquisadores e oncologistas clínicos e destacar a importância da ciência para a melhoria dos tratamentos.

De acordo com o Dr. Bruno Ferrari, oncologista da SBOC, membro do Comitê de Tumores Mamários e palestrante convidado, o congresso é um modo de fortalecer a ciência na oncologia, principalmente no pós-Covid19. “O ano de 2020 tem sido especialmente desafiador para a saúde, o que faz com que o evento tenha ainda mais peso. Além do futuro da oncologia no combate ao câncer e os impactos da pandemia nos tratamentos e no diagnóstico precoce, temos que lidar com um novo cenário pós-Covid19. O foco nas pesquisas para vencer o coronavírus, o distanciamento social e o panorama dos sistemas de saúde pelo mundo são alguns dos fatores que vão mudar a realidade nos próximos anos, inclusive nas pesquisas, tratamentos e diagnósticos de câncer.”

“Trata-se de um desafio global. Milhares de pesquisas em andamento foram interrompidas e centenas de congressos científicos foram cancelados ou adiados em todo o mundo. Sem tempo para tais descobertas de evidências, iremos criar fluxos diferentes dos habituais para assegurar os tratamentos, propondo mudanças de condutas para garantirmos que a luta contra o câncer não seja deixada em segundo plano. Toda troca de informações é valiosa para que possamos assim garantir aos nossos pacientes as melhores alternativas e condutas assertivas no combate à doença”, comenta.

Dr. Bruno Ferrari vai abordar sobre o câncer de mama durante o evento, assunto de grande relevância para a saúde da mulher e que ganha maior destaque durante o ‘Outubro Rosa’. “É preciso cada vez mais debater a individualização dos tratamentos. No caso do câncer de mama, temos que buscar uma abordagem que leve em conta não só o controle da doença em si, mas os desejos e anseios de nossas pacientes. Fertilidade, vida sexual, autoimagem e impactos psicológicos fazem parte de um combo que exige de nós, médicos, uma visão muito mais abrangente do que meramente o conhecimento sobre medicações e seus efeitos. Esse olhar humanizado é uma das principais trocas que, como oncologistas, devemos buscar. Novas tecnologias para o controle da doença, medicamentos mais avançados e exames genéticos, fazem parte de um arsenal que só será válido se pudermos garantir o protagonismo dos nossos pacientes nas decisões que impactam seu bem estar. E esse é um dos pontos da abordagem que influenciam nossa maneira de pensar e agir que faço questão de trazer para o congresso da SBOC deste ano”, finaliza.

A partir de 17 de outubro, o evento contará com um pré-curso chamado 'Biologia Molecular para Oncologistas Clínicos: O que temos que saber?'. Ao longo do dia, oncologistas e profissionais de saúde discutirão temas como as estruturas das moléculas DNA e RNA, noções básicas sobre plataformas genômicas em oncologia e epigenética no câncer, entre outros, além de compreender e interagir com ferramentas da ciência básica com mais segurança.

Também é possível fazer parte da programação do evento: os autores dos dez resumos com melhor avaliação submetidos ao ‘SBOC-AACR Joint Congress’ serão convidados a apresentar seu trabalho na modalidade oral ao longo da programação científica. E as três melhores apresentações também ganharão como prêmio a isenção de inscrição para o Congresso SBOC 2021. O prazo para submissão de trabalho científico se encerra no dia 2 de outubro.

Local: plataforma de acesso pelo Vmix
Data: 30 e 31 de outubro de 2020
Inscrição: https://sbocaacrjointcongress.com/ingles/inscricoes/index.php#topo

Artigos

ver tudo

Banner SBH

Banner Snifbrasil

Banner DPM


SnifDoctor é uma publicação

(11) 5533-5900 – dpm@dpm.srv.br
O conteúdo dos artigos assinados no site e no boletim SnifDoctor é de responsabilidade de cada um dos colaboradores. As opiniões neles impressas não refletem, necessariamente, a posição desta Editora.
Não é permitida a reprodução de textos, total ou parcial sem a expressa autorização da DPM.
Informações adicionais poderão ser solicitadas pelo e-mail editor@snifdoctor.com.br. Qualquer problema, ou dificuldade de navegação poderá ser atendido pelo serviço de suporte SnifDoctor, pelo e-mail dpm@dpm.srv.br

Seu IP: 34.232.51.240 | CCBot/2.0 (https://commoncrawl.org/faq/)