Hora certa:
 

Artigos

Um Coração de Mulher - Prevenção das doenças cardiovasculares nas mulheres: uma necessidade

Dr. Roque Savioli
O mundo feminino desconhece que a maior causa de morte em mulheres são as doenças cardiovasculares, ou seja, o infarto do miocárdio, o acidente vascular cerebral (derrame cerebral). A grande maioria se preocupa mais em prevenir o câncer ginecológico – câncer de mama, de útero, de ovário – e se esquece da prevenção de doenças cardiovasculares,.
Na minha prática clínica diária observo o que os trabalhos científicos nos ensinam: há mais preocupação com a saúde cardiovascular do homem do que com a da mulher.  A mulher não se cuida tão bem quanto o homem quando o assunto é doença cardiovascular. Muitas desconhecendo que as mulheres morrem mais de infarto do que os homens.
Quantas pacientes são surpreendidas por um infarto do miocárdio sem  apresentarem os sintomas que acometem o homem? Quantas pacientes descobriram que tiveram infarto sem nunca terem dor no peito, característica dessa patologia?
Além disso, recentemente, tem-se admitido a importância dos fatores psicossociais – entre eles, a ansiedade, a depressão, o estresse familiar e do trabalho, o isolamento social – na gênese das doenças cardiovasculares, principalmente nas mulheres.
As alterações hormonais cíclicas, durante as diferentes fases da vida, podem ser responsáveis por várias respostas patológicas. Os esteróides sexuais femininos têm importante função protetora no sistema cardiovascular até a menopausa, época em que a mulher se torna vulnerável à doença cardiovascular.
A evolução da doença coronária na mulher independe da idade: mulheres jovens podem ter infarto ou morte súbita como primeiro sinal da doença; já as mais idosas têm um desenvolvimento da doença comparável com a do homem.
Em meu novo  livro Um Coração de Mulher, discorro sobre as singularidades do coração feminino, despertando para uma realidade que precisa ser conhecida: a maior causa de morte em mulheres são as doenças cardiovasculares.
Fatores como atividade física regular, obesidade, tabagismo e colesterol são abordados a fim de auxiliar na melhoria da qualidade de vida das mulheres. Por meio de atitudes simples e conhecimento é possível ter um coração saudável e, consequentemente, pensar em uma vida mais longa.

Dr. Roque Savioli é Doutor em Cardiologia pela Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo). Médico Supervisor da Divisão Clínica do INCOR (Instituto do Coração) do Hospital das Clínicas da FMUSP - Unidade de Cardiogeriatria e Cardiopatia na Mulher. Coordenador do Centro de Atenção ao Coração da Mulher - Hospital Alemão Oswaldo Cruz. É autor dos livros: Milagres que a medicina não contou; Depressão: Onde está Deus?; Um Coração Saudável.

SnifDoctor é uma publicação

(11) 5533-5900 – dpm@dpm.srv.br
O conteúdo dos artigos assinados no site e no boletim SnifDoctor é de responsabilidade de cada um dos colaboradores. As opiniões neles impressas não refletem, necessariamente, a posição desta Editora.
Não é permitida a reprodução de textos, total ou parcial sem a expressa autorização da DPM.
Informações adicionais poderão ser solicitadas pelo e-mail editor@snifdoctor.com.br. Qualquer problema, ou dificuldade de navegação poderá ser atendido pelo serviço de suporte SnifDoctor, pelo e-mail dpm@dpm.srv.br

Seu IP: 3.236.222.124 | CCBot/2.0 (https://commoncrawl.org/faq/)