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A importância do sono na terceira idade

Mario Luiz Brusque

Ter uma boa noite de sono é fundamental para manter a saúde física e mental. Às vezes, uma noite mal dormida pode acarretar doenças ou até um problema repentino de maior gravidade. Alguns cuidados podem ajudar a minimizar os riscos de uma noite mal dormida ou da insônia.

Hábitos que ajudam a ter uma boa noite de sono.
- Manter o dormitório arejado durante o dia, escuro à noite, sem umidade, sem ruído excessivo e limpo.
- Evitar álcool e bebidas cafeínadas. panerai replica watches
- Evitar luz intensa durante a noite, pois isso pode estimular o alerta e afastar o sono. Entretanto, exponha-se à luz do dia pela manhã, ela pode ajudar a regular o início do sono à noite.
- Fazer refeições leves (não vá dormir com fome nem após ter comido muito).
- Evitar exercícios físicos próximos da hora de dormir, mas favoreça a prática adequada de exercícios físicos durante o dia.
- Estabelecer horários regulares de dormir e acordar, segundo o seu organismo. Isso favorece o estabelecimento de um ritmo.
- Não cochilar durante o dia (exceto pessoas idosas onde pode ser aconselhado apenas um cochilo à tarde).
- Evitar atividades à noite que possam estimular o estado de alerta, como computadores, internet, televisão, leitura, etc.
Obs.: para alguns poucos insones, a TV e a leitura podem até mesmo estimular o sono.
- Banhos quentes devem ser evitados, mas banhos com temperatura morna podem ajudar.
- Evitar ler, assistir TV e ingerir alimentos na cama. Use-a principalmente para dormir.

Minutos antes de dormir...
1 - Ir para cama quando tiver sono, se a pessoa achar que não sente sono, investigar a que horas ela apresenta seu primeiro cochilo no período da noite. Procurar deitar neste mesmo horário na noite seguinte.
2 - Se não conseguir dormir ao se deitar, sair da cama e retome a atividade relaxante em ambiente com pouca luminosidade.
3 - Retornar para a cama apenas com sono, para associar a cama com "dormir".
4 - Não ficar controlando o passar das horas no relógio, isso pode acentuar a sensação de não dormir.

A importância dos hábitos

Criar hábitos é a primeira lição quando se tem um bebê. Isso pode funcionar para a terceira idade também. Muita coisa pode melhorar se as pessoas com dificuldade para dormir adotarem um horário certo para dormir, ou seja, sempre ir para cama num horário previamente estabelecido, isso condiciona o corpo a ir "se desligando" quando se aproxima a hora. Nesse momento é interessante que as pessoas adotem pensamentos relaxantes e que evitem pensar em assuntos que as preocupem. Se tiver algum problema doméstico a resolver que o faça na hora ou, simplesmente determine o melhor momento a fazer no dia seguinte. Estar aquecido ou bem agasalhado é essencial para relaxar e propiciar a chegada do sono e sempre é salutar buscar técnicas de relaxamento muscular.

Outra coisa interessante a se ponderar para facilitar o insone na hora de dormir é adotar regras do tipo o uso da cama somente para dormir ou para sexo. Não fazer cochilos durante o dia, ou seja, evitar dormir após o almoço, isso pode ser prejudicial para a qualidade do sono da noite e como foi dito acima estipule um horário para dormir e um horário para acordar.

Dormir é necessário em qualquer idade e dormir com qualidade é uma das preocupações das pessoas que cuidam de idosos.

Mário Luiz Brusque é médico Clínico Geral e Geriatra. Formado pela Faculdade de Medicina do ABC/SP, onde fez residência em Clinica Médica. Especializado em Geriatria pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, fez residência na Santa Casa de São Paulo. É membro do American College of Physicians e é médico contratado no Hospital Israelita Albert Einstein - unidade Alphaville.

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