Hora certa:
 

  • Benicar

Atualidades

Suplemento vitamínico: especialista indica quem deve usar e quando eles fazem mal à saúde

Com medo da pandemia e na tentativa de fortalecer o sistema imunológico, muitas pessoas começaram a tomar por conta própria complexos vitamínicos popularmente conhecidos como "complexos de A a Z". Esses medicamentos, que são vendidos sem prescrição médica, se consumidos em excesso e sem necessidade, podem trazer malefícios a saúde, causando a hipervitaminose.

De acordo com a coordenadora do curso de Enfermagem da Anhanguera de Ribeirão Preto, Claudia Elisangela Fernandes Bis Furlan, o uso dessas vitaminas só deve ser feito quando existe déficit no organismo.

"O uso indiscriminado de suplementos vitamínicos pode acarretar problemas de saúde, como complicações no trato intestinal e renal, visto que os compostos passam por essas vias para atingir a corrente sanguínea. Os usuários precisam ficar alertas quanto aos excessos", diz a professora.

Algumas vitaminas tomadas em excesso podem simplesmente ser eliminadas do corpo, mas outras, como a vitamina A, D, K e E, acabam acumulando no organismo e trazendo algumas sequelas. Por exemplo, o excesso de vitamina D pode levar a sobrecarga dos rins, veias e artérias. Já a vitamina E em grandes concentrações, pode colaborar com hemorragias. "É necessário manter uma dieta equilibrada, colorida, rica em frutas verduras e legumes. Dar mais valor aos alimentos verdadeiros, que descascamos, do que aos que desembalamos."

"A minha sugestão é que o paciente procure sempre a orientação de um profissional médico e nutricionista para realizar avaliação de sua saúde e de suas necessidades ou não, de suplementação. É recomendável evitar o uso indiscriminado, optando por manter a imunidade em alta por meio de hábitos saudáveis, tanto alimentares, como comportamentais: exercícios físicos e redução do estresse", aconselha a coordenadora.

A especialista finaliza dizendo que, no caso das pessoas que não possuam nenhuma deficiência grave, a melhor saída é a reeducação alimentar, rica em vegetais, proteínas e gorduras boas. Esses alimentos oferecem os micronutrientes em proporções biologicamente equilibradas

SnifDoctor é uma publicação

(11) 5533-5900 – dpm@dpm.srv.br
O conteúdo dos artigos assinados no site e no boletim SnifDoctor é de responsabilidade de cada um dos colaboradores. As opiniões neles impressas não refletem, necessariamente, a posição desta Editora.
Não é permitida a reprodução de textos, total ou parcial sem a expressa autorização da DPM.
Informações adicionais poderão ser solicitadas pelo e-mail editor@snifdoctor.com.br. Qualquer problema, ou dificuldade de navegação poderá ser atendido pelo serviço de suporte SnifDoctor, pelo e-mail dpm@dpm.srv.br

Seu IP: 34.228.229.51 | CCBot/2.0 (https://commoncrawl.org/faq/)